Pular para o conteúdo principal

Meninas Digitais do Vale

Acolhimento e empoderamento em projeto de extensão incentiva a entrada de mulheres na área da tecnologia

meninas digitais do vale - foto: Divulgação

Confira na integra, reportagem completa do site do projeto de extensão da UFC em Russas.

Segundo a pesquisa Women in Technology, da Michael Page, uma das principais razões para a escassez de mulheres líderes na área da tecnologia é a falta de inscrições por parte desse público, o que soma uma porcentagem de 38%. Esse número exibe o baixo incentivo que recebem neste âmbito, ao expor as adversidades devido ao preconceito de gênero. Na busca de inserir mais mulheres no campo, foi criado o projeto de extensão “Meninas Digitais do Vale”, no Campus de Russas da Universidade Federal do Ceará.

O “Meninas Digitais do Vale” surgiu no ano de 2018 e faz parte do Programa Meninas Digitais, da Sociedade Brasileira de Computação, que busca novos talentos femininos para a área de Tecnologia da Informação (T.I). Devido à disparidade de gênero nos cursos e a frequência de evasão das estudantes no Campus de Russas, a coordenadora do projeto e professora dos cursos de Engenharia de Software e Ciências da Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Anna Beatriz Marques, que já conhecia a iniciativa nacional, decidiu trazer esse movimento para a UFC.

No início, o projeto contava com seis estudantes voluntárias que, junto à coordenação da ação, buscaram investigar a alta evasão de alunas na universidade no âmbito da Computação. A partir dessa pesquisa, um dos principais objetivos do projeto passou a ser, além de incentivar a entrada de estudantes nos cursos, auxiliar sua permanência na faculdade. 

Para Anna Beatriz, a ação deu diversas perspectivas na área e a possibilidade de empoderamento na universidade para essas mulheres. “Já acompanhei alunas que estavam no curso muito desacreditadas, achavam que tinha escolhido uma área que não era para elas.  Mas, ao longo do projeto, elas começaram a se encontrar, porque o que faltava era uma oportunidade delas desenvolverem essas habilidades e alguém que acreditasse nelas”, afirma a coordenadora.

Em uma tentativa de desmistificar os estereótipos que as mulheres enfrentam na área de T.I, o projeto realiza várias atividades com o público dentro e fora do Campus de Russas. São efetuadas, por exemplo, oficinas e minicursos que abordam o tema da Computação em escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio no município de Russas. 

A voluntária e estudante de Engenharia de Software do “Meninas Digitais do Vale”, Sofia Bento, reforça a importância da atuação do projeto na área acadêmica para as mulheres, ao potencializar seus valores e autoestima. “Quando você entra no projeto, você começa a desenvolver essa autoconfiança, que o que você fala também é válido e que as pessoas devem te respeitar por isso. Eu sinto que consigo debater sobre o assunto sem me sentir inferior ou menos preparada para falar sobre”, explica a estudante. 

Além das oficinas, também ocorrem palestras com temas atuais da Computação, promoção de fóruns para a discussão sobre Gênero e Computação e ações de mentoria acadêmica para alunas ingressantes com o objetivo de acolhimento e incentivo à permanência. A iniciativa ainda utiliza as mídias digitais para a divulgação de projetos parceiros, eventos, atuações de mulheres da área e webséries com egressas do curso.  

Uma das atuais participantes da ação foi impactada pelas redes sociais do projeto enquanto ainda era estudante do Ensino Médio. A discente de Engenharia de Software, Ranya Greco, destaca como o “Meninas Digitais do Vale” influenciou o seu ingresso no curso. “Antes de me mudar pra cá [Russas], eu vi o projeto no Instagram e foi um grande incentivo até pra entrar na faculdade. Eu tenho amigos no meio tecnológico, só que todos são homens, aí vi o projeto e senti ‘eu quero fazer parte disso’”. 

Atualmente, o “Meninas Digitais do Vale” é quem procura as instituições de ensino para oferecer suas oficinas e minicursos. Mas diante do crescente interesse de escolas na região sobre o assunto, a ação extensionista pretende desenvolver um canal de comunicação para facilitar o contato entre projeto e comunidade.

As palestras são realizadas nas escolas de ensino básico, do município de Russas, e as oficinas nos laboratórios do curso. Além do conhecimento na área da computação, as(os) estudantes também podem conhecer melhor o novo campus, inaugurado em 2011. Esse contato ajuda a incentivar a aproximação do público local com a Universidade.

Além das atividades locais, o projeto também apresenta seu trabalho em congressos ao redor do País. Para a extensionista Rayanne Mota, os artigos científicos são um importante meio de crescimento dentro da pesquisa acadêmica. “Eu acho extremamente interessante que os seus artigos participam de concursos. Você pode trazer aquele assunto que considera interessante e pode ver o quanto vai crescendo”, explica Rayanne.

Próximo de completar cinco anos desde a sua criação, uma das aspirações do projeto é um dia poder contar com uma turma em que as mulheres não estejam em menor número e haja representação igualitária de gênero.

 

 

Comentários

VEJA TAMBÉM

Fake news

Artigo de opinião do Jornalista Jorge Luiz sobre as Fake news  e os últimos acontecimentos da política Brasileira Jornalista Jorge Luiz — Foto: Reprodução   Por Jorge Luiz Quero trazer uma reflexão sobre os últimos acontecimentos da política brasileira.  Nos meus 53 anos de total lucidez, pois procuro sempre me basear em fatos, respaldado pelos alicerces jurídicos, ultimamente não respeitados por alguns que são autoridades neste poder, mas nem por isso podemos nos deixar enganar por elementos que disparam vídeos fake com mentiras para enganar as pessoas incautas, desinformadas e inexperientes, acerca de assuntos dos mais variados possíveis, principalmente de política. Olha, o que eu assisto de mentiroso inconsistente, apregoando de filósofo, “entendido” de tudo, verdadeiros doutores da hipocrisia, artistas que pintam uma estória como se fosse uma história. Coisas que até Deus duvida, pois a imaginação hilária de mentes férteis para destilar o veneno criminoso das Fake New...

Chuva forte complica trânsito e prejudica entrada de concurseiros no Pici em Fortaleza

O concurso da Universidade Federal do Ceará (UFC) com 144 foi realizado nesse domingo (19) Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Fortaleza | Foto: José Nogueira Nesse domingo, 19 de janeiro de 2025, pela manhã, com abertura dos portões, a partir das  8h, a Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou as provas do concurso público destinado ao preenchimento de 144 vagas para servidores técnico-administrativos em educação (TAEs). As provas foram realizadas apenas em Fortaleza, conforme cronograma previamente estabelecido em edital. Concurso da UFC As provas foram realizadas em diversos locais de Fortaleza, contudo, quem tinha como local de prova, o principal Campus da universidade em Fortaleza, Campus do Pici, enfrentou dificuldade para chegar ao local da realização das provas. Os candidatos do concurso da UFC, com local de prova, o Campus do Pici, foram obrigados a entrar no Campus, exclusivamente pelo portão principal, localizado na Avenida Humberto Monte, S/N, o...

Governo Lula revoga fiscalização do PIX

O Governo do presidente Lula (PT) decide revogar a fiscalização do PIX anunciada pela Receita Federal Presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Lamonier Rodrigues O Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu revogar a fiscalização, anunciada pela Receita Federal, das transações financeiras do PIX nesta quinta-feira, 16 de janeiro de 2025.   A Receita Federal anunciou, ainda nessa quarta-feira (15) a revogação da medida que previa a fiscalização detalhada das transações realizadas por meio do sistema de pagamentos instantâneos PIX. A decisão foi tomada após pressão política de setores da direita, empresários e especialistas, que apontaram preocupações com arrecadação de impostos, burocracia e possíveis impactos negativos no uso da ferramenta. A fiscalização, anunciada inicialmente como parte de um esforço para combater crimes financeiros e sonegação fiscal, exigia que instituições financeiras compartilhassem informações detalhadas de...

UFC Campus Russas

Campus da Universidade Federal do Ceara - UFC no município de Russas na Região do Baixo Jaguaribe       Universidade Federal do Ceará (UFC) Fazendo parte de um ranking com universidades como Oxford University; Harvard University; Chicago University; Peking University; Tohoku University; The University of Tokyo; Osaka University;   Kyoto University; The University of Cambridge; The University of St Andrews; Loughborough University; The London School of Economics and Political Science; Durham University,   está entre as melhores universidades do mundo, de acordo com o levantamento anual elaborado pelo laboratório de pesquisa espanhol SCImago Lab e publicado no SCImago Institutions Rankings (SIR) – Edição de 2022. UFC em Russas A instalação do Campus da UFC em Russas Em 2010, inicia-se a mobilização estudantil e política para a instalação do Campus da UFC em Russas, "Russas e UFC tudo a ver!".    Um ano depois, em 2011, é anunciado pelo MEC ...

Dia Chuvoso nesta segunda em Russas e no Litoral Leste do Ceará

A segunda-feira (13) começou com céu nublado e chuva em Russas e em outras regiões do Ceará   Lagoa da Caiçara em Russas no Ceará | Foto: José Nogueira/arquivo pessoal   A precipitação, que teve início ainda durante a madrugada, trouxe temperaturas mais amenas para a região, mas também gerou alguns transtornos em áreas urbanas e rurais. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas e o tempo nublado devem continuar pelo menos até quarta-feira, 15 de janeiro, segundo informou o órgão. O que favorece a formação de nuvens carregadas e chuvas em várias regiões do estado. Em Russas, foram registradas chuvas no Centro e na zona rural. Nas cidades litorâneas, como Aracati e Beberibe, a chuva alterou a rotina de moradores e comerciantes. Em Aracati, o fluxo de turistas foi reduzido nas praias de Canoa Quebrada, e em Beberibe, comerciantes relataram movimento abaixo do esperado nas barracas da Praia das Fontes. Apesar disso, os agricultores ...

Influenciador digital

Projeto de Lei que propõe regular a profissão do influenciador digital é aprovado em Fortaleza Thyane Dantas, influencer e mulher do cantor Wesley Safadão — Foto: Reprodução . Da Redação em 03/04/2023 14h45 Um Projeto de Lei que propõe regular a profissão do influenciador digital foi aprovado, na última terça-feira, 28, na Câmara Municipal de Fortaleza. A lei, de autoria da vereadora Tia Francisca (PL), visa primeiramente reconhecer a ocupação como profissão.   A regulamentação também traz uma série de obrigações e vedações como a proibição do influenciador de divulgar conteúdo que vise a perseguição ou discriminação. Contudo, a lei não prevê de forma concreta, quem irá definir como preconceituosa ou ato de perseguição o conteúdo postado pelo influenciador. Projeto de Lei do influenciador digital Conheça o Projeto de Lei do influenciador digital apresentado na câmara municipal de Fortaleza. Projeto de Lei 569/2022 As atribuições do influenciador digital I – gestão de redes socia...

Elivando Rodrigues é o único cearense a tirar nota 1000 na redação do ENEM

O cearense Elivando Rodrigues, natural de Jaguaribe, é o único do Estado a tirar nota 1000 na redação do ENEM    Único cearense a tirar nota 1000 na redação do ENEM — Foto: Site baixojaguaribe.com.br   Natural de Jaguaribe no Ceará, Elivando Rodrigues é professor e fez história ao se tornar o único cearense a alcançar a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2024. A conquista destaca o jaguaribano entre os 4,32 milhões de candidatos inscritos no ENEM de 2024 por todo o Brasil, e em um ano em que apenas 12 (doze) candidatos obtiveram a pontuação máxima, que é de 1000 pontos, na redação. Elivando, que mora na cidade de Jaguaribe, distante 308 km da capital, estudou em escola pública e atualmente leciona em cursinho preparatório para o ENEM e concursos. Ele atribui seu sucesso ao seu trabalho, pois, segundo ele, quando ainda era estudante, "morria de preguiça de escrever redação". Ainda segundo Elivando, o texto que escreveu, para ele é como se...

Tesouro direto

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido para proporcionar a venda de títulos públicos federais para pessoas físicas Tesouro Direto — Foto: Divulgação Lançado no Brasil em 2002, o Programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos. Nos EUA são chamados de Treasuries e são divididos em: Treasury Bond ou T-Bond; Treasury Note ou T-Note; e por fim, os Treasury Bill ou T-Bill . A mbos com o mesmo intuito de fomentar a formação de poupança e ser instrumento de educação financeira. Os títulos públicos tiveram rentabilidade majoritariamente positiva no ano passado,  revertendo tendência observada nos últimos meses, e o Tesouro Direto apresentou captação líquida de R$ 1,7 bilhão em julho de 2022 (último dado disponível). Para os próximos meses, com as expectativas de inflação se estabilizando, o Banco Central deve interromper o ciclo de aperto monetário.  Sem ruptura fiscal, a expectativa é de espaço para c...

Natal da esperança

Pindoretama embarca na magia do Natal da Esperança, com a chegada do Bom Velhinho Natal da Esperança Nesta Sexta-feira (16), a partir das 18h, oficialmente será aberto o Natal da Esperança com a chegada do Bom Velhinho na Praça da Cidadania, no município de Pindoretama, distante 42 Km da Capital Fortaleza.  LEIA TAMBÉM Tesouro Direto   Onde investir em 2023   IPTU Premiado Uma programação especial foi criada com a participação dos projetos  ‘Brincar na Praça’ e Fetesp e um incentivo aos moradores através do Show de Prêmios - IPTU Premiado, visando estimular e mostrar a importância do pagamento do imposto para o crescimento da cidade.

Riacho Araibú

Prefeitura de Russas, na Região do Baixo Jaguaribe,  realiza limpeza do Riacho Araibú, afluente do rio Jaguaribe Riacho Araibú — Foto: Fco Dantas Segundo o Instituto do Ceará, várias palavras oriundas dos indígenas, da língua Acriú-Indios são formadas por contração, é o caso, por exemplo, da contracção de acariú. (veja cariú).   Assim como a palavra Airibú. Uma denominação antiga do riacho das Russas. Também se escreve Araibú. O Riacho Araibu é um afluente do rio Jaguaribe, depende de cheia no rio Jaguaribe para correr água. Durante o inverno, muita água se acumula no perímetro em torno de toda sua extensão. Como uma ação preventiva da Prefeitura municipal, por meio da Secretaria responsável pela realização dos serviços de limpeza de bueiros e canais em diferentes pontos críticos de alagamentos da cidade.    O Riacho Araibú passou por uma limpeza e uma terraplanagem no intuito de cortar e retirar o excesso de terra, pedras, restos de árvores e lixo de dentro do ...