Pular para o conteúdo principal

Meninas Digitais do Vale

Acolhimento e empoderamento em projeto de extensão incentiva a entrada de mulheres na área da tecnologia

meninas digitais do vale - foto: Divulgação

Confira na integra, reportagem completa do site do projeto de extensão da UFC em Russas.

Segundo a pesquisa Women in Technology, da Michael Page, uma das principais razões para a escassez de mulheres líderes na área da tecnologia é a falta de inscrições por parte desse público, o que soma uma porcentagem de 38%. Esse número exibe o baixo incentivo que recebem neste âmbito, ao expor as adversidades devido ao preconceito de gênero. Na busca de inserir mais mulheres no campo, foi criado o projeto de extensão “Meninas Digitais do Vale”, no Campus de Russas da Universidade Federal do Ceará.

O “Meninas Digitais do Vale” surgiu no ano de 2018 e faz parte do Programa Meninas Digitais, da Sociedade Brasileira de Computação, que busca novos talentos femininos para a área de Tecnologia da Informação (T.I). Devido à disparidade de gênero nos cursos e a frequência de evasão das estudantes no Campus de Russas, a coordenadora do projeto e professora dos cursos de Engenharia de Software e Ciências da Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Anna Beatriz Marques, que já conhecia a iniciativa nacional, decidiu trazer esse movimento para a UFC.

No início, o projeto contava com seis estudantes voluntárias que, junto à coordenação da ação, buscaram investigar a alta evasão de alunas na universidade no âmbito da Computação. A partir dessa pesquisa, um dos principais objetivos do projeto passou a ser, além de incentivar a entrada de estudantes nos cursos, auxiliar sua permanência na faculdade. 

Para Anna Beatriz, a ação deu diversas perspectivas na área e a possibilidade de empoderamento na universidade para essas mulheres. “Já acompanhei alunas que estavam no curso muito desacreditadas, achavam que tinha escolhido uma área que não era para elas.  Mas, ao longo do projeto, elas começaram a se encontrar, porque o que faltava era uma oportunidade delas desenvolverem essas habilidades e alguém que acreditasse nelas”, afirma a coordenadora.

Em uma tentativa de desmistificar os estereótipos que as mulheres enfrentam na área de T.I, o projeto realiza várias atividades com o público dentro e fora do Campus de Russas. São efetuadas, por exemplo, oficinas e minicursos que abordam o tema da Computação em escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio no município de Russas. 

A voluntária e estudante de Engenharia de Software do “Meninas Digitais do Vale”, Sofia Bento, reforça a importância da atuação do projeto na área acadêmica para as mulheres, ao potencializar seus valores e autoestima. “Quando você entra no projeto, você começa a desenvolver essa autoconfiança, que o que você fala também é válido e que as pessoas devem te respeitar por isso. Eu sinto que consigo debater sobre o assunto sem me sentir inferior ou menos preparada para falar sobre”, explica a estudante. 

Além das oficinas, também ocorrem palestras com temas atuais da Computação, promoção de fóruns para a discussão sobre Gênero e Computação e ações de mentoria acadêmica para alunas ingressantes com o objetivo de acolhimento e incentivo à permanência. A iniciativa ainda utiliza as mídias digitais para a divulgação de projetos parceiros, eventos, atuações de mulheres da área e webséries com egressas do curso.  

Uma das atuais participantes da ação foi impactada pelas redes sociais do projeto enquanto ainda era estudante do Ensino Médio. A discente de Engenharia de Software, Ranya Greco, destaca como o “Meninas Digitais do Vale” influenciou o seu ingresso no curso. “Antes de me mudar pra cá [Russas], eu vi o projeto no Instagram e foi um grande incentivo até pra entrar na faculdade. Eu tenho amigos no meio tecnológico, só que todos são homens, aí vi o projeto e senti ‘eu quero fazer parte disso’”. 

Atualmente, o “Meninas Digitais do Vale” é quem procura as instituições de ensino para oferecer suas oficinas e minicursos. Mas diante do crescente interesse de escolas na região sobre o assunto, a ação extensionista pretende desenvolver um canal de comunicação para facilitar o contato entre projeto e comunidade.

As palestras são realizadas nas escolas de ensino básico, do município de Russas, e as oficinas nos laboratórios do curso. Além do conhecimento na área da computação, as(os) estudantes também podem conhecer melhor o novo campus, inaugurado em 2011. Esse contato ajuda a incentivar a aproximação do público local com a Universidade.

Além das atividades locais, o projeto também apresenta seu trabalho em congressos ao redor do País. Para a extensionista Rayanne Mota, os artigos científicos são um importante meio de crescimento dentro da pesquisa acadêmica. “Eu acho extremamente interessante que os seus artigos participam de concursos. Você pode trazer aquele assunto que considera interessante e pode ver o quanto vai crescendo”, explica Rayanne.

Próximo de completar cinco anos desde a sua criação, uma das aspirações do projeto é um dia poder contar com uma turma em que as mulheres não estejam em menor número e haja representação igualitária de gênero.

 

 

Comentários

VEJA TAMBÉM

"Dinheiro na Mão" com juros zero

O Governo do Ceará lança programa "Dinheiro na Mão" com empréstimo a juros zero para MEI e trabalhadores informais Programa Dinheiro na mão com juros zero | Foto: José Nogueira  O Governo do Estado do Ceará lançou oficialmente nesta quinta-feira (11), o programa "Dinheiro na Mão", uma iniciativa que vai oferecer crédito com juros zero para Microempreendedores Individuais (MEI) e trabalhadores informais cadastrados no CadÚnico. O crédito será operacionalizado através de bancos conveniados, com recursos do estado servindo como garantia.   O objetivo é fornecer um fôlego financeiro para capital de giro, compra de equipamentos ou manutenção das atividades, impulsionando a economia local.   Os valores dos empréstimos, segundo o Governo do Estado do Ceará, é de até R$ 21 mil e poderá ser parcelado de 4 a 12 meses.    ———————— CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE ———————— —————————————————————————————————— o Governo do Ceará vai pagar o juro O governador Elmano de Freitas d...

Empresário evita processo por "voo" em Pickup

Empresário de Russas evita processo por "voo" com pickup em duna de Canoa Quebrada   Fachada do prédio do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) na capital Fortaleza | Foto: José Nogueira/arquivo pessoal O empresário e motorista Valécio Nogueira Granjeiro, que viralizou nas redes sociais em maio deste ano ao ser flagrado “voando” com uma pickup em uma duna na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati (CE), encerrou o processo em que era investigado por dano ambiental. Para ter a ação penal extinta, o empresário firmou um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), comprometendo-se a pagar duas televisões de 65 polegadas.   Os aparelhos serão destinados a Policia Militar (PM) dos municípios de Aracati e Icapuí, conforme divulgado pelo Portal G1. —————— CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE —————— pickup voadora O episódio, que gerou grande repercussão nas redes sociais, mostrava o veículo sendo conduzido em alta velocidade sobre as dunas...

Celebração UMADEP

O culto anual, marcado para 13 de dezembro, será realizado no Centro Cultural de Pindoretama   Culto Celebração Umadep 2024 | Foto: Vitória Silva/arquivo pessoal   A União de Mocidade da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (UMADEP) em Pindoretama convoca a juventude e toda a igreja para um momento especial de adoração e avivamento. O evento anual, marcado para o dia 13 de dezembro deste ano, será realizado no Centro Cultural de Pindoretama, prometendo uma noite de quebrantamento e renovação espiritual. Sob o tema “Tire as Sandálias — Um Chamado à Santidade”, baseado em Êxodo 3:5, a celebração propõe uma reflexão profunda. —————— CONTINUA LOGO APÓS A PUBLICIDADE —————— umadep Pindoretama A proposta é inspirar os participantes a uma postura de reverência e entrega, seguindo o exemplo de Moisés diante da santidade divina. “É um convite para separar o coração, alinhar a vida e reconhecer o solo sagrado onde Deus se encontra conosco”, descrevem os organizadores. O culto da moc...

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  —————— CONTINUA LOGO APÓS A PUBLICIDADE —————— Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária...

Governo do Ceará anuncia novos editais para Escolas Profissionais

O Governo confirmou a implantação de uma nova escola profissional em Pindoretama O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), divulgou a abertura de novos editais para as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). As inscrições para os processos seletivos estão abertas para as unidades já em funcionamento nas cidades de Beberibe, Cascavel, Aquiraz e Eusébio. EEEP Pindoretama A grande novidade deste ano é a confirmação da implantação de uma nova Escola Profissional no município de Pindoretama. A medida visa expandir o acesso ao ensino técnico gratuito e de qualidade, impulsionando a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico da região. Os editais oferecem centenas de vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. A iniciativa é uma oportunidade para os jovens da região se prepararem para o mercado de trabalho, conciliando uma formação de nível médio com uma profissão. —————— CONTINUA LOGO APÓS A PUBLICIDADE ——————   As informações de...

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...

Tragédia no município de Eusébio

A discussão entre o casal de policiais militares ocorreu dentro do carro na Avenida Cícero Sá no Eusébio     Uma discussão entre um casal de policiais militares terminou em fatalidade nesta quarta-feira (03). De acordo com informações preliminares, o soldado Joaquim Filho e a policial militar feminina (PFEM) Larissa Gomes discutiam dentro do carro, em movimento pela Avenida Cícero Sá, no Centro de Eusébio. —————— CONTINUA LOGO APÓS A PUBLICIDADE —————— pfem Larissa Gomes A situação saiu do controle quando, durante a briga, um sacou a arma. O outro também reagiu, e uma troca de tiros aconteceu dentro do veículo. Ambos foram socorridos, mas infelizmente a PFEM Larissa Gomes não resistiu aos ferimentos e faleceu. O soldado Joaquim Filho segue sob cuidados médicos.

Eryck Dieb: Jovem Professor e Líder Social de prestígio em Pindoretama

Eryck Dieb é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC)   Prefeito de Pindoretama Dedé Soldado, Deputado Federal Idilvan Alencar e professor Eryck Dieb | Foto: reprodução   Por Raquel Fernandes Eryck Dieb, aos 31 anos, é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é um visionário que vem deixando sua marca no cenário social e político do Estado do Ceará, por meio do Projeto +Juventudes , idealizado por ele em março de 2018.   Eryck Dieb | Foto: reprodução Nascido em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e criado na cidade Pindoretama, Eryck Dieb de uma família materna de professores e de uma família paterna de agricultores e comerciantes, iniciou sua jornada acadêmica na área de Educação, dedicando-se não apenas ao ensino, mas também à busca constante por maneiras de impactar positivamente a comunidade. Seu comprometimento e...

Influenciador digital

Projeto de Lei que propõe regular a profissão do influenciador digital é aprovado em Fortaleza Thyane Dantas, influencer e mulher do cantor Wesley Safadão — Foto: Reprodução . Da Redação em 03/04/2023 14h45 Um Projeto de Lei que propõe regular a profissão do influenciador digital foi aprovado, na última terça-feira, 28, na Câmara Municipal de Fortaleza. A lei, de autoria da vereadora Tia Francisca (PL), visa primeiramente reconhecer a ocupação como profissão.   A regulamentação também traz uma série de obrigações e vedações como a proibição do influenciador de divulgar conteúdo que vise a perseguição ou discriminação. Contudo, a lei não prevê de forma concreta, quem irá definir como preconceituosa ou ato de perseguição o conteúdo postado pelo influenciador. Projeto de Lei do influenciador digital Conheça o Projeto de Lei do influenciador digital apresentado na câmara municipal de Fortaleza. Projeto de Lei 569/2022 As atribuições do influenciador digital I – gestão de redes socia...

Conhecendo a Bíblia Sagrada

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105)   INTRODUÇÃO Você já deve ter em suas mãos a Bíblia Sagrada. Não é um escrito qualquer, pois é o livro dos livros. É diferente porque só nele você encontra tudo o que Deus fez para dar a salvação e a vida eterna às pessoas. Através dele, você sabe qual é a vontade de Jesus para a sua vida agora que tomou a decisão de não somente tê-lo como Salvador, mas também como seu Senhor. Por isso, a Bíblia é chamada de a Palavra de Deus. I. A BÍBLIA EM SUAS MÃOS Dê uma olhada rápida neste livro que está em suas mãos. Provavelmente veio à sua mente a pergunta: o que é a Bíblia? Para você descobrir a resposta, primeiro, tem de entender que este vocábulo quer dizer ‘livros’. Isto é, vários livros juntos em um só. Há uma página em sua Bíblia, logo nas primeiras folhas, onde estão escritos os nomes de todos os livros que a formam. Procurea e dê uma lida neles. Não se preocupe, se alguns deles forem estranho...