Startup do Campus da UFC de Russas está entre as ganhadoras do DEMODAY 2022 do Programa Clusters Econômicos de Inovação do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho - Sedet e a secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior - Secitece
Programa Clusters Econômicos de Inovação mais Corredores Digitais - Foto: Divulgação/SECITECE) |
Clusters Econômicos
O Programa Clusters Econômicos de Inovação mais Corredores Digitais tem o objetivo de apresentar soluções inovadoras desenvolvidas por startups cearenses.
O Governo do Ceará realizou, na tarde desta quarta-feira (21), no Centro de Eventos do Ceará, o Demoday, encerramento do Ciclo 2022 do Programa Clusters Econômicos de Inovação mais Corredores Digitais.
A iniciativa é das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho - Sedet; Ciência, Tecnologia e Educação Superior - Secitece; e suas vinculadas, Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará - Adece e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Funcap.
startups
Das dez startups a apresentarem suas ideias em formato de pitch, três foram escolhidas por uma comissão julgadora e premiadas ao final do evento.
São elas:
- Verde Acqua (cadeia da água)
- Turisnato (setor de turismo)
- BMO – Be More | Seja mais (TIC UFC Campus Russas)
LEIA TAMBÉM
Conforme o secretário de Comércio, Inovação e Serviço da Sedet, Júlio Cavalcante, o programa conta com 75 startups desenvolvidas, atuando em problemas reais de setores econômicos potenciais de cada região e que possuem demanda local e mundial.
“A economia cearense está crescendo mais rápido do que os outros estados brasileiros e o Programa reforça esse desenvolvimento de forma capilarizada, focando nas vocações regionais.
O Programa continua e agora cada vez mais direcionado na experiência da startup após a jornada de formação, buscando desenvolver seus negócios com acesso a crédito, financiamentos, novos investidores e mercados, e também apoiando na promoção e divulgação das soluções, por isso a importância de eventos como esse”, afirma.
Adece
O presidente da Adece, Francisco Rabelo, destaca a importância do apoio da Agência e os programas voltados a startups cearenses para o ecossistema de inovação local.
“A Adece é responsável pela disponibilização dos recursos para bolsas através do Fundo FIT. No primeiro e segundo ciclos do Programa Clusters investimos mais de R$ 7 milhões.
Em novembro deste ano fomos ao Web Summit, maior evento de tecnologia e inovação do mundo, que acontece em Portugal.
Com o nosso apoio, três startups participaram do evento e expuseram seu trabalho em uma das maiores vitrines mundiais do segmento.
Recentemente, também lançamos uma linha de crédito voltada para startups. São mais R$ 10 milhões aplicados.
A mais recente novidade é que a Adece está desenvolvendo um modelo de parceria para beneficiar as melhores startups do programa. A parceria vai contemplar atividades de mentorias e até aporte de recursos financeiros”, anuncia.
A programação contou ainda com feira de exposição das startups participantes e painel com as instituições realizadoras sobre a importância do programa para o desenvolvimento regional do Ceará.
Corredores Digitais
Uma mesa redonda abordou a importância dos programas Clusters Econômicos de Inovação mais Corredores Digitais para o Ceará foi mediada pela coordenadora de Promoção de Negócios para Comércio, Serviços e Inovação da Sedet, Natasha Melo.
Participaram também o secretário executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Sedet, Júlio Cavalcante; diretor de Suporte a Negócios da Adece, Joaquim Perucio; secretário executivo da Secitece, Ricardo Costa; e diretor de Inovação da Funcap, Jorge Soares.
Leia também:
- Segurança Hídrica do Vale do Jaguaribe é tema de evento no Campus da UFC em Russas
- Encontro Cultural Russano no Baixo Jaguaribe
programas Clusters Econômicos de Inovação mais Corredores Digitais
A parceria dos programas Clusters Econômicos de Inovação mais Corredores Digitais encerrou o segundo ciclo da jornada de desenvolvimento de startups com 57 problemas identificados e 75 startups apoiadas nas 14 regiões de planejamento do Estado.
No Ciclo 2022, foram beneficiados 147 bolsistas empreendedores e 52 pesquisadores regionais que desenvolveram soluções para os problemas identificados nas suas respectivas regiões e enquadrados em 30 clusters estratégicos do estado, atendendo demandas de 12 setores econômicos:
- Agronegócio,
- Turismo, Cadeia da Saúde,
- Cadeia da Moda,
- TIC,
- Infraestrutura e Logística,
- Cadeia da Água,
- Comércio,
- Educação,
- Construção Civil,
- Mineração e Metalmecânica
- e Indústria Extrativista.
A equipe BMO – Be more – Seja mais, da área de tecnologia da informação e comunicações (TIC), formada por alunos do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, foi uma das startups premiadas no Demoday, evento que encerrou o ciclo 2022 do programa Clusters Econômicos de Inovação mais Corredores Digitais, promovido pelo Governo do Estado do Ceará.
A solenidade de premiação ocorreu na última quarta-feira (21), no Centro de Eventos do Ceará.
O Demoday teve o objetivo de apresentar soluções inovadoras desenvolvidas por startups cearenses. Das 10 startups que apresentaram suas ideias em formato de pitch, 3 foram escolhidas por uma comissão julgadora e premiadas ao fim do evento.
A BMO – Be more – Seja mais ocupou o terceiro lugar no ranking vencedor.
O primeiro lugar ficou com a startup Verde Acqua (da área de cadeia da água) e o segundo com a Turisnato (do setor de turismo).
Fundada em 17 de maio deste ano por:
- Pedro Lucas Luna Araújo Vieira (Curso de Engenharia de Software),
- Vinícius Antonio Novais,
- Marcel Bastos Bleasby
- e Carlos Gabriel Leite Barros (os três do Curso de Ciência da Computação),
que são os sócios, a BMO hoje conta com outros membros atuando em áreas fundamentais para o desenvolvimento dos projetos.
São eles:
- Adriano Mendes,
- Allan Feitosa, Pedro Marques,
- Pedro Antonio, Marllon Vinícius,
- Pedro Moura e Webster Ribeiro.
A maioria dos membros frequenta os Cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação (no Campus da UFC em Russas), e outros atuam no mercado nacional ou estão fora do Brasil.
startup BMO da UFC Campus Russas
A startup sempre teve o foco de desenvolver soluções inovadoras, criando a plataforma Neutra+ em 2022 durante o programa Clusters Econômicos mais Corredores Digitais, do qual o Prof. Jarbas Vidal (IFCE em Tabuleiro) e o Prof. Dmontier Aragão (UFC em Russas) fizeram parte como pesquisadores regionais.
Prof. Dmontier Aragão
“Somos uma empresa de tecnologia com o intuito de oferecer soluções além dos padrões estabelecidos, com uso de ideias e ferramentas inovadoras”, afirma o Prof. Dmontier Aragão.
Segundo ele, “o empenho e o envolvimento do time no desenvolvimento da solução para o problema foram a chave para a concepção e desenvolvimento da ideia”.
Para o próximo ano, os planos da equipe da BMO – Be more – Seja mais são “iniciar as operações da plataforma com os possíveis clientes e adicionar novas funcionalidades e serviços”, adianta o professor.
Curso de Ciência da Computação da UFC em Russas
O aluno Marcel Bleasby, do Curso de Ciência da Computação da UFC em Russas e integrante da BMO, afirma que a premiação “representou um passo importante para mostrar à equipe que estamos trilhando o caminho correto.
A UFC teve o papel de vetor de informação para nós como equipe. Éramos conhecidos no nosso prédio e ficamos muito mais próximos com o decorrer do projeto, e de lá para cá fomos nos desenvolvendo como startup”.
Comentários