Pular para o conteúdo principal

Bolsa de Valores

O leitor, neste artigo, tem a oportunidade de conhecer um pouco do funcionamento do mercado de capitais e da B3, a bolsa de valores do Brasil

Fachada do prédio da Bolsa de valores de São Paulo  — Foto: Reprodução/B3
Fachada do prédio da Bolsa de valores de São Paulo  — Foto: Reprodução/B3

O mercado em bolsas de valores  está em evidência, e cada vez mais investidores se interessam por ele. Para a grande maioria, a bolsa de valores ainda pode parecer um ambiente inalcançável, distante e difícil de entrar. 

Na realidade, não é nada disso. Existe uma lógica própria, mas totalmente compreensível.

Este artigo foi preparado pela Equipe do Portal baixojaguaribe.com.br exatamente com o objetivo de apresentar para os iniciantes na bolsa de valores, o mercado de capitais e como eles funcionam.

mercado de ações

Uma ação representa uma pequena parcela do capital total de uma empresa. Quem compra ações de uma empresa de capital aberto recebe também os direitos de um sócio.


O controle e a regulamentação desse mercado é feita pela Comissão de Valores Mobiliários ( a CVM, órgão que regula e fiscaliza o mercado de capitais). 


A principal vantagem de se tornar sócio de uma empresa é poder se beneficiar de parte de todos os resultados que a companhia obtiver. 

Quando uma companhia de capital aberto tem lucro, uma parcela deste lucro é distribuída aos acionistas na forma de dividendos, na proporção do número de ações que cada sócio investidor possuir.

Os acionistas podem também ganhar com a valorização do preço das ações que, além do desempenho financeiro da empresa, depende também das perspectivas para o futuro da economia como um todo.


Como funciona na prática investir em ações?

Negócios

Na bolsa de valores é onde as compras e vendas de ações acontecem de verdade. É nela que quem quer vender suas ações encontra quem quer comprá-las, hoje em dia, por meio eletrônico.

Existe atualmente no Brasil, uma única bolsa de valores, a B3, resultado da junção entre a Bovespa, a BM&F e a Cetip.

Hoje, no Brasil, a B3 é a principal instituição de intermediação do mercado de capitais, desenvolve, implanta e provê sistemas para a negociação de ações, títulos de renda fixa, títulos públicos, derivativos de índices e de Dólar, moedas à vista e commodities do agronegócio.

A B3 é responsável pelas plataformas onde acontecem a listagem de ações e demais ativos, o registro, a compensação e a liquidação das operações feitas pelos investidores.
Também é assegurado aos investidores a oportunidade de se desfazerem das suas aplicações, sejam ações ou outros ativos, quando e no momento que quiserem.

As companhias de capital aberto oferecem suas ações aos investidores justamente para levantar recursos e, com eles, realizar investimentos para o crescimento nos diversos segmentos em que atuam.

Regulação da CVM

Todo esse ambiente em que acontecem os negócios com ações é regulado pela CVM, autarquia do Governo Federal do Brasil. Suas principais funções são disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários do país.


Atua também para coibir fraudes ou manipulação que criem condições artificiais de demanda, oferta ou preço das ações e outros ativos. Faz isso, garantindo o acesso do público a informações sobre os ativos e as companhias emissoras.

Intermediação de negócios

Os investidores diretamente não podem negociar ações no pregão da bolsa de valores. Para isso, precisam de intermediários, que são as corretoras de valores, muitas delas vinculadas aos bancos.


Essas corretoras que são também instituições financeiras têm como atividade realizar as ordens de compra e de venda de ativos para os investidores na B3.
As corretoras oferecem diversos serviços a seus clientes, entre eles o principal que é o home broker (sistema que permite negociar ações pela internet).

Empresas listadas de capital aberto

As principais interessadas no mercado de capitais são as empresas. Elas utilizam a bolsa de valores como um ambiente para captar recursos dos investidores, através da venda de suas ações.

Essa venda de ações é uma forma de levantar recursos para financiar investimentos, realizar projetos, expandir e fazer mercado. As empresas cumprem uma série de exigências para abrir capital e listar-se na B3.

Investidores

No mercado de capitais, pessoas como você são chamadas de investidores individuais ou pessoas físicas, que investem em ações com o principal objetivo de participar dos lucros das empresas. Em 2022 já passa de 4,4 milhões de pessoas. Mas não são apenas pessoas físicas.


Os chamados investidores institucionais também são destaque no mercado de capitais. São eles, os fundos de pensão, os fundos de investimentos, movimentam volumes elevados de ações em cada operação e são também conhecidos como bigs players.

O principal grupo, também muito grande, são os investidores estrangeiros, são normalmente, não residentes que mandam dinheiro para o país para aplicar nas ações de empresas brasileiras.

Conheça os termos mais comuns de mercado

Mercado primário

é quando uma ação é negociada pela primeira vez aos investidores. É como se a ação “saísse” da empresa que fez a emissão e chegasse diretamente ao investidor, antes de passar propriamente pela bolsa de valores. Claro essa operação obrigatoriamente tem que ser feita através de uma corretora.


O mercado primário compõem as ofertas públicas de ações. Os chamados IPOs – sigla em do inglês para “initial public offering”, ou oferta pública inicial. 


O IPO é o momento de estreia da empresa no mercado de ações. Outra forma de oferta pública é conhecido como “follow-on”, que são emissões de ações por empresas que já estão listadas na bolsa de valores.

Mercado secundário

é onde acontecem as negociações com as ações que já estão nas mãos dos investidores. É exatamente o que representa a compra e a venda de ações no pregão da B3.

Os ativos negociados na bolsa

É perfeitamente possível negociar vários tipos de ativos na bolsa de valores, tanto podem ser de renda variável como de renda fixa. 


Compra de ações

As ações de empresas listadas são os ativos negociados na bolsa de valores. Há aproximadamente 400 empresas com ações listadas na bolsa de valores de São Paulo.

Fundos de investimento

Na bolsa de valores de São Paulo, a única no Brasil, também são negociados cotas de fundos de investimentos fechados. É o caso, por exemplo, dos fundos de investimentos imobiliários.

No pregão da B3, as cotas dos fundos de investimentos, podem ser operadas do mesmo jeito que é feito com uma ação. O que as diferencia é que em vez de serem emitidos por uma empresa listada, elas representam uma pequena parcela do patrimônio de um fundo de investimento.

Fundos de índices (ETF ou Exchange Traded Funds )

São outros tipos de fundos com cotas negociadas também na bolsa de valores. Eles são chamados de referenciados, quer dizer que replicam a carteira de um índice de referência, que pode ser de renda variável ou de renda fixa.


Tipos de ações

Ações ordinárias

Sua principal característica é o fato de que assegura ao investidor o direito a voto nas assembleias de acionistas. Indicada aos investidores que buscam ser majoritários, ou seja o controle administrativo da empresa.

Ações preferenciais

São as ações que asseguram a vantagem de prioridade na distribuição de dividendos.

Units

As units, são conjuntos de ações,  que podem ser formados por algumas ações ordinárias e algumas preferenciais.

Blue chips

São as ações mais valiosas. Uma blue chip se refere à ação de uma empresa de grande porte e bem estabelecida, com resultado robusto.

Small caps

São as ações de empresas com baixo valor de mercado.

Códigos dos ativos

Cada ação listada na B3 é identificado por um código de negociação formado por quatro letras e um número.
As quatro letras iniciais fazem alguma referência ao nome da empresa listada.

  • Petrobras (PETR4);
  • Vale (VALE3);
  • Banco do Brasil (BBAS3);
  • Bradesco (BBDC4).


Após as letras vem um número que indica o tipo de papel que representa.

 

  • 3    Ação Ordinária
  • 4    Ação Preferencial
  • 11    BDRs e Units


Também podem ser encontrados códigos de ações terminando com a letra F – como em ELET6F. Significa que são ações negociadas no mercado fracionário, onde é possível comprá-las ou vendê-las em quantidades mínimas como 1, 2, 10, 25, 47, 68, ..., até 99.

Horários de negociação da bolsa


A bolsa de valores começa com um leilão de pré-abertura, realizado as 9h45 até às 10h. A abertura do pregão se dá às 10h, e as negociações vão até 16h55. 

Nos cinco minutos antes das 17h ocorre o chamado “call de fechamento”, um novo leilão em que é determinado o preço de fechamento das ações.

Às 17h30, as negociações reiniciam durante o after-market. Uma espécie de pregão, com diversas restrições em relação ao pregão regular.

Circuit Breaker

Situações muito especiais, o pregão da B3 pode ser interrompido por um “circuit breaker”. É um mecanismo de proteção em relação a grandes variações bruscas.

Portanto , para ter sucesso no mercado de capitais  é imprescindível está bem informado. Não deixe de acompanhar as nossas notícias no Portal baixojaguaribe.com.br e bons negócios.                                                                

Comentários

VEJA TAMBÉM

Gestores participam da Abertura da Festa Anual das Árvores em Limoeiro do Norte

O evento reúne os municípios integrantes do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe (CGIRS)  Abertura Festa Anual das Árvores | Foto: Darlan Fernandes   A abertura oficial da Festa Anual das Árvores foi realizada no auditório do Campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), no bairro Monsenhor Otávio, em Limoeiro do Norte (CE), nessa segunda-feira (31).  A presidente do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe (CGIRS/VJ) e prefeita de Limoeiro do Norte (CE), Dilmara Amaral do Partido Renovação Democrática (PRD), participou da abertura do evento juntamente com gestores dos municípios integrantes do consórcio. Festa Anual das Árvores A programação da Festa Anual das Árvores contará com audiências públicas, oficinas e palestras reforçando a importância da preservação ambiental e da gestão sustentável dos resíduos. A iniciativa busca destacar a necessidade de ações concretas para um futuro mais verde e responsável, p...

Prefeito de Potiretama Luan Dantas (PP) participa da entrega de Tablets em Jaguaribe

A entrega de tablets pelo Governador Elmano de Freitas (PT) aconteceu em Jaguaribe Prefeito de Potiretama, Luan Dantas (PP), em Jaguaribe recepcionando o governador Elmano de Freitas (PT) em evento que marcou a entrega de tablets para estudantes da rede pública de ensino médio de Potiretama e região | Foto: TV Macário     O prefeito reeleito do município de Potiretama, Luan Dantas do Partido Progressista (PP) participou da entrega de tablets em Jaguaribe, nessa terça-feira (01). O gestor, juntamente com diversos outros gestores da região do Vale do Jaguaribe recepcionaram o Governador Elmano de Freitas no evento. Foram 3.271 tablets destinados aos estudantes dos municípios de Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Pereiro e Potiretama.    

63 anos do arrombamento do Açude Orós

Há 63 anos, a barragem do açude de Orós com o aumento das chuvas arrombou e inundou todo o Vale do Jaguaribe Orós - Ceará — Foto: Drone Smart Açude Orós Para os cearenses, o principal empreendimento que o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK) legou ao estado foi o açude Orós. Ele providenciou a retomada da construção do açude em 1958, a qual havia sido interrompida desde 1922.   Em 1960, quando as obras ainda estavam em andamento, viveu a população ribeirinha do Rio Jaguaribe e de seus afluentes momentos dramáticos, quando por ocorrência de uma grande cheia o Rio Jaguaribe transbordou. arrombamento parcial do Açude Orós Provocando o arrombamento parcial do Açude Orós, desencadeando uma enchente capaz de inundar o Médio e o Baixo Jaguaribe. A notícia logo se espalhou, e as cidades de:  Russas,  Aracati,  Itaiçaba,  Jaguaribe,  Limoeiro do Norte,  Icó  e o distrito de Alto Santo, de nome Castanhão;  foram evacuadas por forças do exército. ...

Enel protocola Pedido de Renovação da Concessão por 30 anos no Ceará

A companhia Enel Ceará, antiga Coelce, informou ao mercado o pedido de prorrogação de concessão através de fato relevante Fachada de subestação da Enel no município de Pindoretama, região metropolitana de Fortaleza — Foto: Site baixojaguaribe.com.br/arquivo A Enel Ceará (COCE5), antiga Coelce, informou através de fato relevante, aos clientes, investidores, acionistas e ao mercado em geral que protocolou pedido de prorrogação de concessão por 30 anos no Estado do Ceará, na última sexta-feira (28). A companhia informou também, em fato relevante ao mercado, que o protocolo foi dado entrada junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), requerendo a antecipação dos efeitos da prorrogação do seu contrato de concessão para a exploração do serviço de distribuição de energia elétrica no Ceará. deputada estadual apresenta projeto propondo a realização de plebiscito para decidir sobre a renovação ou não da concessão da Enel no Ceará Larissa Gaspar (PT), deputada estadual, que ocupa o car...

Descobrindo e construindo a história de Horizonte no Ceará

Você sabe porque o município se chama Horizonte? Quais foram os primeiros habitantes de Horizonte? Como o município de Horizonte foi crescendo e se tornando do jeito que você o conhece atualmente? História e vida de Horizonte | Foto: Paulo Wilson   Fundação da Cidade e Fatos Históricos No dia 6 de março de 1987, no Palácio da Abolição, o governador Gonzaga Mota sancionou a Lei Estadual nº 11.300, criando o município de Horizonte. Dois anos depois, em 1º de Janeiro de 1989, a emancipação da cidade foi concretizada com a criação da Câmara Municipal de Horizonte e posse do primeiro prefeito. Os primeiros habitantes das terras que hoje compreendem os municípios de Pacoti, Barreira, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Aquiraz foram os chamados índios Paiacus, grupo que vivia da caça, da pesca e do plantio de terras. No início da década de 30, Chico Moreira, dono de um sítio localizado na Lagoa do Ipu, se deparou com uma ossada de um animal pré-histórico ao cavar um poço em seu terreno. O f...

Escola de Educação Profissional em Alto Santo recebe kits de Xadrez e Equipamentos Esportivos

A escola profissional em Alto Santo, na região do Vale do Jaguaribe, recebeu os equipamentos através do projeto Esporte em Minha Terra Escola de educação profissional em Alto Santo recebe kits de xadrez e equipamentos esportivos | Foto: Rodolfo A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Vereador José Batista Filho, recebeu através do projeto Esporte em Minha Terra, em Alto Santo, doação de kits de xadrez e equipamentos esportivos nessa terça-feira (01). A iniciativa do Instituto Maria do Socorro, em Alto Santo,  visa incentivar a prática esportiva e o desenvolvimento intelectual dos estudantes.   Esse é um projeto criado pelo Governo do Estado, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (IDESC) e a Secretaria de Esportes. projeto Esporte em Minha Terra Para a EEEP do município de Alto Santo, foram entregues 15 kits de xadrez, uma caixa de som e equipamentos esportivos.   Segundo um dos coordenadores do projeto na cidade, "a  iniciativ...

Bolsonaro Vira Réu no STF

A 1ª (primeira) turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou por unanimidade a denúncia Ex-presidente Jair Bolsonaro — Foto: Reprodução.   A 1ª (primeira) turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou por unanimidade a denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR) sobre a tentativa de Golpe de Estado contra o ex-presidente Bolsonaro e mais sete acusados. Todos os ministros acompanharão o relator da denúncia, apresentada pelo procurador geral da república, professor Paulo Gonet,  no Supremo Tribunal Federal, ministro Alexandre de Moraes. Além de Bolsonaro, mais sete pessoas tornaram-se réus no STF por tentativa de golpe de Estado no dia 8 de janeiro de 2022. Jair Bolsonaro vira réu no STF Além do ex-presidente, militares e ex-ministros também são acusados de formação de organização criminosa. O julgamento foi classificado como histórico pela corte superior. Agora, segundo o presidente da 1ª turma no STF, ministro Cristiano Zanin, os acusados passarão a re...

Acidente Grave entre Carro e Moto na CE-040 em Pindoretama

O acidente ocorreu quando um dos veículos realizava retorno em local proibido Acidente entre carro e moto na CE-040 em Pindoretama | Foto: José Nogueira Filho   Um acidente grave entre um carro e uma motocicleta deixou uma pessoa ferida no início da noite desta quinta-feira (03), na CE-040, na localidade de Sítio Ema, em Pindoretama. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado para prestar socorro a vítima. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também foi acionada para controlar o trânsito no local e identificar as vítimas do acidente.   Um congestionamento de 11 quilômetros foi formado na CE-040, entre Pindoretama e o município de Cascavel, cidades da região Leste no Ceará.   Imagens realizadas pelos motoristas mostram a gravidade do acidente e o congestionamento na CE-040 no início da noite desta quinta-feira (03).    

Influenciador digital

Projeto de Lei que propõe regular a profissão do influenciador digital é aprovado em Fortaleza Thyane Dantas, influencer e mulher do cantor Wesley Safadão — Foto: Reprodução . Da Redação em 03/04/2023 14h45 Um Projeto de Lei que propõe regular a profissão do influenciador digital foi aprovado, na última terça-feira, 28, na Câmara Municipal de Fortaleza. A lei, de autoria da vereadora Tia Francisca (PL), visa primeiramente reconhecer a ocupação como profissão.   A regulamentação também traz uma série de obrigações e vedações como a proibição do influenciador de divulgar conteúdo que vise a perseguição ou discriminação. Contudo, a lei não prevê de forma concreta, quem irá definir como preconceituosa ou ato de perseguição o conteúdo postado pelo influenciador. Projeto de Lei do influenciador digital Conheça o Projeto de Lei do influenciador digital apresentado na câmara municipal de Fortaleza. Projeto de Lei 569/2022 As atribuições do influenciador digital I – gestão de redes socia...

Conhecendo a Bíblia Sagrada

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105)   INTRODUÇÃO Você já deve ter em suas mãos a Bíblia Sagrada. Não é um escrito qualquer, pois é o livro dos livros. É diferente porque só nele você encontra tudo o que Deus fez para dar a salvação e a vida eterna às pessoas. Através dele, você sabe qual é a vontade de Jesus para a sua vida agora que tomou a decisão de não somente tê-lo como Salvador, mas também como seu Senhor. Por isso, a Bíblia é chamada de a Palavra de Deus. I. A BÍBLIA EM SUAS MÃOS Dê uma olhada rápida neste livro que está em suas mãos. Provavelmente veio à sua mente a pergunta: o que é a Bíblia? Para você descobrir a resposta, primeiro, tem de entender que este vocábulo quer dizer ‘livros’. Isto é, vários livros juntos em um só. Há uma página em sua Bíblia, logo nas primeiras folhas, onde estão escritos os nomes de todos os livros que a formam. Procurea e dê uma lida neles. Não se preocupe, se alguns deles forem estranho...