Você sabe porque o município se chama Horizonte? Quais foram os primeiros habitantes de Horizonte? Como o município de Horizonte foi crescendo e se tornando do jeito que você o conhece atualmente?
História e vida de Horizonte | Foto: Paulo Wilson |
Fundação da Cidade e Fatos Históricos
No dia 6 de março de 1987, no Palácio da Abolição, o governador Gonzaga Mota sancionou a Lei Estadual nº 11.300, criando o município de Horizonte.
Dois anos depois, em 1º de Janeiro de 1989, a emancipação da cidade foi concretizada com a criação da Câmara Municipal de Horizonte e posse do primeiro prefeito.
Os primeiros habitantes das terras que hoje compreendem os municípios de Pacoti, Barreira, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Aquiraz foram os chamados índios Paiacus, grupo que vivia da caça, da pesca e do plantio de terras.
No início da década de 30, Chico Moreira, dono de um sítio localizado na Lagoa do Ipu, se deparou com uma ossada de um animal pré-histórico ao cavar um poço em seu terreno.
O fóssil é de um bicho preguiça gigante, que media cerca de 9 metros de cumprimento e três metros de altura. Atualmente, a ossada se encontra no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no estado do Rio de Janeiro.
Municípios circunvizinhos à Horizonte
Norte: Aquiraz
Leste: Cascavel
Sul: Pacajus
Oeste: Guaiúba e Itaitinga
População de Horizonte no último censo
A população de Horizonte é composta por 74.755 pessoas.
História do município de Horizonte
Em 1938, a vila Guarani, que logo depois recebeu o nome de Pacajus, voltou à categoria de município, tendo seu território dividido em 4 distritos: Guarani, Currais Velho, Lagoa das Pedras e Olho D’água do Venâncio.
A localidade, que depois se tornou vila e, posteriormente, o município denominado Guarani, foi extinta em 1920, vindo a representar um distrito do município de Aquiraz.
A região fica às margens dos rios Acarape e Mal Cozinhado e era habitada por índios como os Jenipapos e com a chegada da missão dos jesuítas e expansão da pecuária surge o povoado.
Os primeiros habitantes da região foram os índios Paiacus, Baicus e Pacajus grupos que viviam da caça, da pesca e do plantio nas terras daquela região.
No começo do século XVII, os índios foram aldeados por jesuítas e o território recebeu a denominação de Monte-mor-o-Velho e, posteriormente, Monte-mor-o-Novo, atual cidade de Pacajus.
Administração municipal
Prefeito Manoel Gomes de Farias Neto (Nezinho Farias).
Vice-Prefeito Rafael das Casas.
A administração municipal localiza-se na sede de Horizonte.
Fatores econômicos
O município conta hoje com mais de 40 indústrias, no qual predominam os setores têxteis, de calçados, de granito e de automotivos, e mais de mil estabelecimentos comerciais, gerando juntos cerca de 20 mil empregos diretos.
A Agricultura é uma das principais fontes de renda, tendo como principais atividades a cajucultura e a avicultura de produtos agrícolas, além da pecuária.
Território
Pertence a Mesorregião da Região Metropolitana de Fortaleza e a Microrregião de Pacajus segundo o IBGE.
Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água são: Rio Pacoti,
Riachos: Ereré e Mal Cozinhado.
Açudes: Pacoti/Riachão e do Malcozinhado.
Relevo e solos
O relevo é plano e de baixas altitudes, nunca ultrapassando 100 m de altitude.
Acidentes Geográficos: Serrote João Conceição, no bairro Catolé, com 127 metros acima do nível do mar, ponto mais alto da cidade.
Desertificação
O Município de Horizonte tem baixas chances de sofrer com a desertificação e a seca.
Vegetação
Cerrado e Complexo vegetacional da zona litorânea.
Clima
Tropical quente sub-úmido com pluviometria média de 1500 mm com chuvas concentradas de janeiro a junho.
As temperaturas máximas podem chegar a 32°C e as mínimas a 18°C A umidade relativa do ar é elevada.
Pequenos nevoeiros são registrados no interior de Horizonte
Datas Significativas e Comemorativas do Município
06 (seis) de março - dia de aniversário da emancipação política de Horizonte
24 (vinte e quatro) de junho - dia do Padroeiro de Horizonte São João Batista.
Aldeamentos
Aldeamento de índios denominado Monte-Mor Velho
Paiacus
Baiacus
Pacajus
Em 1720 o Marquês de Pombal decretou a extinção dos aldeamentos e a transformação dos mesmo em Vilas.
Horizonte
O atual município de Horizonte, o qual foi desmembrado oficialmente do vizinho Pacajus, ex-Monte-Mor e Guarani, em 1987, e que tem como sede a antiga localidade de Olho D'água, que passou a se chamar Horizonte em 1938.
O Município está situado na região em que viviam e transitavam os Paiacus, índios tapulas guerreiros aldeados em 1707 a uma légua do Rio Choró, seu território pertencia a esse aldeamento, que originou a missão chamada aldeia dos Paiacus ou Pacajus, posteriormente denominada Monte Mor e que se transformou em vila Guarani no ano de 1890, atual distrito de Pacajus (1938).
Famílias tradicionais
As famílias mais tradicionais descendentes desses povos e também em pleno processo de miscigenação sedimentadas no seu território foram os: Lopes, Nogueira, Almeida, Albano, Gadelha, Conceição, Souza, Semião, Pinheiro, Muniz, Assunção, Machado, Venâncio, Mável, Sales, Carolino, Correia Lima e Girão, entre outras, que espalhadas se multiplicaram e se ramificaram.
O município de horizonte faz limites
Ao Norte com o município de Aquiraz, ao Leste com o município de Cascavel, ao Sul com o município de Pacajus e
ao Oeste cm os municípios de Guaiúba e Itaitinga.
Em 1963, Guarani, que logo depois recebeu o nome de Pacajus, voltou à categoria de município, tendo seu território dividido em 4 distritos: Guarani, Currais Velho, Lagoa das Pedras e Olho D'água do Venâncio. O último viria a se tornar Horizonte, tendo recebido essa denominação pelo fato de a região ser rica em fontes hídricas, sendo o olho d'água na fazenda do Venâncio a mais conhecida.
A mudança do nome para Horizonte foi sugerido pela professora Raimunda Duarte Teixeira. Até tornar-se um município livre, Horizonte teve de percorrer uma grande trajetória. O primeiro movimento de emancipação ocorreu em 1963, liderado por Horácio Domingos de Sousa (nome do estádio municipal) e Manuel Feliciano de Sousa proprietários de terras da região.
O governador Virgílio Távora assinou a Lei que emancipou Horizonte. No entanto, em 1964, um ano depois, a lei foi derrubada após o início da ditadura militar. Vinte anos depois, com o fim da ditadura, foi criada a Sociedade dos Amigos de Horizonte (Sahori) representada por Horácio Domingos de Sousa, Francisco César de Sousa, José Evandro Nogueira e Juvenal Lamartine Azedo Lima. Em 1987, no Palácio da Abolição, o governador Gonzaga Mota sancionou a Lei 11.300 que criou o município de Horizonte
Bandeira de Horizonte
Na bandeira de Horizonte, os símbolos Galo e um caju representam, respectivamente, a avicultura e cajucultura, onde foi desenvolvido o cajueiro anão precoce, que são as principais atividades agropecuárias do município.
A engrenagem, representa o setor industrial, principal atividade econômica.
A estrada que representa a BR-116 que é a principal via do município.
A Igreja Matriz da Paróquia São João Batista.
As quatro estrelas representam os quatros distritos, que são Horizonte (sede), Aningas, Dourado r Queimadas.
simulado da história de Horizonte
01. O Município de Horizonte já foi denominado “Olho D`água do Venâncio”, em função da existência de inúmeras fontes ou nascentes de água, especialmente por conta do olho d`água localizado na propriedade do senhor Venâncio Raimundo. A importância de tais fontes hídricas acabou por ser retratada até mesmo na letra do hino do município, conforme a seguinte estrofe:
“Cristalinas são as tuas fontes / que correm banhando a imensidão / e o belo vale do ___________ / faz crescer e florir a plantação”. O nome do vale ocultado na estrofe é:
A) Salgado
B) Gavião
C) Pacoti
D) Jabuti
02. De acordo com estudo sobre o Perfil Básico dos Municípios do Estado do Ceará – 2013, publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE, é incorreto afirmar a respeito de Horizonte:
A) O setor público é a maior fonte de geração de empregos formais.
B) Foi criado em 1987 através da Lei Estadual nº 11.300.
C) A população residente está fortemente concentrada na área urbana do município.
D) A Divisão Administrativa é composta: Horizonte / Sede, Queimadas, Aningas e Dourado.
03. O Patrimônio Cultural de uma determinada sociedade compreende os bens de natureza material e imaterial considerados importantes para a sua identidade. Desta forma, os conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades, as manifestações literárias, musicais, os rituais e festas que marcam a vivência coletiva da religiosidade, os seus prédios históricos, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais, fazem parte da riqueza cultural do povo horizontino.
Entre os bens materiais e imateriais do patrimônio cultural de Horizonte, qual deles não está corretamente citado?
A) A Feira do Mercado Público aos sábados.
B) A Festa de São Francisco, Padroeiro do Município.
C) O antigo Casarão da família de Venâncio Raimundo.
D) O Centro Cultural Tasso Jereissati.
04. Sobre o Município de Horizonte, é correto afirmar:
A) Detém o selo Município Aprovado/Unicef em todas as suas edições.
B) A CE-040 é a principal via de acesso entre o Município e a capital do Estado.
C) Horizonte é o município de menor extensão territorial do Estado do Ceará.
D) É cortado no sentido Norte/Sul pela Rodovia Federal BR-222.
05. Assinale a opção em que é listado um município que se limita geograficamente com o Município de Horizonte.
A) Chorozinho.
B) Itaitinga.
C) Eusébio.
D) Fortaleza.
06. Entre as indústrias abaixo relacionadas, instaladas na região de Catolé/Distrito Sede de Horizonte, a que mantém o maior número de empregados é:
A) Brasil Kirin.
B) Santana Textiles.
C) Troller Veículos.
D) Tubocone.
07. De acordo com os dados estatísticos a respeito de Horizonte, divulgados pelo IBGE CIDADES, é correto afirmar:
A) A população estimada para o ano de 2014 é inferior a 60 mil habitantes.
B) O setor de suinocultura detém o rebanho animal de maior destaque econômico.
C) O índice de desenvolvimento humano mais que dobrou entre os anos de 1991 e 2010.
D) A densidade demográfica estimada para 2014 é inferior a 300 hab/km2.
08. O processo eleitoral para escolha do primeiro prefeito de Horizonte foi a eleição mais disputada ao longo dos 27 anos de existência do município, seja pelo número de candidatos, seja pela diferença de votos apurado entre o 1º e 2º colocados. Tal processo eleitoral foi realizado no ano de:
A) 1987.
B) 1989.
C) 1988.
D) 1990.
09. Dentre os fatores determinantes para a instalação de indústrias no Município de Horizonte, desde o seu processo de emancipação, é correto citar:
A) Incentivos fiscais dos governos estadual e municipal.
B) Mão de obra barata e de alta qualificação.
C) Abundância de recursos minerais na região.
D) Proximidade do complexo portuário exportador de SUAPE.
10. A Lei Orgânica do Município de Horizonte estabelece em seu artigo 4o § 1o , que o município tem símbolo, brasão e hino próprios. Na Bandeira oficial do município, cujo desenho foi escolhido através de concurso estudantil, encontram-se retratados inúmeros aspectos de natureza política, cultural e econômica da cidade, exceto:
A) Quatro estrelas representando os distritos.
B) A Lei de Emancipação.
C) A figura de um caju simbolizando uma das primeiras riquezas econômicas do município.
D) A frase “Emancipação para Sempre”.
11. Horizonte, unidade federativa do Estado do Ceará, localiza-se na microrregião do Município de Pacajus e mesorregião metropolitana de Fortaleza (IBGE/2008), tem como municípios limítrofes
A) Itaitinga, Guaiuba, Pacajus e Iguape.
B) Aquiraz, Cascavel, Pacajus, Guaiuba e Itaitinga.
C) Itaitinga, Barreira, Chorozinho e Pacajus.
D) Aquiraz, Cascavel, Chorozinho e Guaiuba.
E) Cascavel, Pacajus, Itaitinga, Eusébio e Barreira.
12. O município de Horizonte é dividido em distritos, que são
A) Horizonte, Aningas e Catolé.
B) Dourado, Olho D’água do Venâncio, Aningas e Catolé.
C) Queimados, Catolé, Aningas, Dourado e Horizonte (sede).
D) Olho D’água, Catolé, Aningas e Queimados.
E) Olho D’água do Venâncio, Horizonte (sede) e Dourado
13. Marque a única opção em que todos os municípios relacionados abaixo fazem fronteira (limita-se) com o Município de Horizonte:
A) Aquiraz, Chorozinho, Eusébio, Pacajus, Itaitinga e Cascavel.
B) Aquiraz, Guaiúba, Pacajus, Itaitinga e Cascavel.
C) Aquiraz, Guaiúba, Pacajus, Itaitinga, Cascavel e Pacatuba.
D) Eusébio, Guaiúba, Pacajus, Itaitinga, Cascavel e Aquiraz.
E) Pindoretama, Guaiúba, Pacajus, Itaitinga, Cascavel e Pacatuba.
14. Assinale a alternativa correta.
Verso 1
De Olho D`água do Venâncio
Seu nome o povo botou
Devido a um olho d'água
Que tinha e nunca secou
Seu nome de olho d'água
Daí se originou.
Extraídos de “Horizonte em Verso e Prosa”, os versos, acima, bem retratam as diferentes denominações do município ao longo de sua história, e são de autoria do repentista e cordelista horizontino, popularmente conhecido por:
A) Juvenal de Castro.
B) Zilmar do Horizonte.
C) Nego Cardoso.
D) Nanan Lima.
E) Venâncio Raimundo.
15. Apesar do desenvolvimento industrial de Horizonte, em algumas comunidades rurais do município ainda é possível identificar atividades econômicas baseadas na agricultura familiar, que gera emprego e renda para muitas famílias. Marque o item que relaciona corretamente a comunidade e o cultivo agrícola de maior importância.
A) Queimadas – cultivo de plantas e flores ornamentais.
B) Dourado – cultivo de hortaliças.
C) Cachoeira – produção de doces artesanais.
D) Aningas – criação de tilápia em cativeiro.
E) Catolé – produção de mel de abelhas.
16. A divisão político-administrativa de Horizonte compreende, além do Distrito Sede de Horizonte, os seguintes Distritos:
A) Catolé, Dourado e Queimadas.
B) Aningas, Catolé e Tanques.
C) Dourado, Aningas e Queimadas.
D) Catolé, Queimadas e Mangueiral.
E) Dourado, Queimadas e Tanques.
17. Sobre o Município de Horizonte é correto afirmar:
A) A Rodovia BR-216 é o principal acesso rodoviário ao município.
B) O 1º Prefeito eleito de Horizonte tomou posse no ano de 1989.
C) O atual Município de Horizonte já foi Distrito de Pacatuba.
D) Horizonte já foi denominado de Currais Novos.
E) A Lei Estadual Nº 11.300, que emancipou Horizonte, foi assinada em 1988.
18. A construção do importante reservatório d`água, conhecido como Sistema Pacoti Riachão-Gavião, voltado à garantia do sistema de abastecimento da grande Fortaleza, acabou por provocar à desapropriação de grandes áreas de terras no Município de Horizonte e o deslocamento de comunidades inteiras, que até então, viviam em tais áreas. Dentre as opções abaixo, assinale o nome de uma das maiores e mais tradicionais comunidades afetadas pela construção do reservatório.
A) Comunidade de Timbaúba.
B) Comunidade de Canavieira dos Muniz.
C) Comunidade da Lagoa do Ipu.
D) Comunidade da Cachoeira.
E) Comunidade do Mal Cozinhado.
19. Dentre os pontos turísticos de Horizonte, listados no site Wikipédia, pode-se destacar:
A) O Centro Cultural Tasso Jereissati, o Estádio Assis Benício e a Igreja Matriz.
B) A Barragem do Açude Catu Cinzento, a Igreja Matriz e o Estádio Domingão.
C) O Estádio Domingão, a Igreja Matriz e o Açude Gavião.
D) A Igreja Matriz, o Centro Cultural Tasso Jereissati e o Estádio Domingão.
E) A Igreja do Menino Jesus de Praga, o Estádio Domingão e o Açude do Pacoti.
20. De acordo com os dados do Mapeamento Cultural da Secretaria de Cultura de Horizonte, disponível em http://horizontecultural.com.br, a respeito da origem dos nomes de várias localidades do município é incorreto afirmar.
A) Queimadas: provém das queimadas feitas para o plantio de milho, feijão e mandioca.
B) Cajueiro da Malhada: local tido como de mal assombro entre Horizonte e Pacajus.
C) Catolé: teve origem na abundância de pés de coco catolé ou coco babão na região.
D) Mal Cozinhado: ciganos, de passagem pelo local, aborrecidos com a demora no cozimento de caranguejos gritaram: “fica-te aí mal cozinhado”.
E) Zumbi: decorre de histórias da “existência” de mortos-vivos nesta localidade.
21. A respeito de Horácio Domingos de Sousa, ilustre personagem da história de Horizonte, homenageado com a denominação do Estádio Municipal, é correto afirmar:
A) 1o Prefeito eleito de Horizonte, cujo mandato foi cassado pelo Regime Militar em 1964.
B) Grande líder religioso e 1o padre da Paróquia de São João Batista, em Horizonte.
C) Fundador e Professor da primeira unidade escolar de ensino em Horizonte.
D) Um dos principais líderes dos movimentos de emancipação política de Horizonte.
E) Jogador de destaque no futebol cearense dos anos 70, muito conhecido pelo apelido “Domingão”.
22. A produção de tijolos de barro foi uma das primeiras fontes de geração de divisas e empregos em Horizonte. As Olarias (locais onde se fabricam tijolos e telhas de barro) do município foram responsáveis pelo fornecimento de boa parte dos tijolos utilizados na construção dos antigos prédios comerciais e residenciais de Fortaleza. Em tal época, as regiões que mais se destacaram na produção de tijolos, hoje corresponde aos Distritos:
A) Sede e Queimadas.
B) Aningas e Dourado.
C) Sede e Catolé.
D) Aningas e Catolé.
E) Dourado e Queimadas.
23. Leia atentamente o seguinte verso:
Horizonte começou
Que era Olho D’água à raiz
E a BR 116 que é feliz
Porque transporta Horizonte
Até o Sul do País.
Zilmar do Horizonte - (Horizonte - História e Vida. Ed. Edjovem, 2006, p.45)
A BR – 116, denominada no âmbito federal de Rodovia Santos Dumont, recebe ao longo do seu novo trajeto pelo Distrito Sede de Horizonte entre o Km 38,5 e o Km 41,4 no sentido Norte/Sul, nos termos da Lei Municipal 761/2010, a denominação de:
A) Avenida Senador Carlos Jereissati.
B) Avenida Juvenal de Castro.
C) Avenida Euclides Ferreira Gomes.
D) Avenida Coronel Luiz Flávio Nogueira.
E) Avenida Governador Adauto Bezerra.
24. De acordo com os dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, a respeito das cidades brasileiras, é INCORRETO afirmar sobre o Município de Horizonte:
A) Em 1968, Horizonte se figurava como Distrito do Município de Pacajus.
B) Em 1987, Horizonte foi elevado à categoria de Município.
C) 1989 foi o ano da instalação oficial do Município de Horizonte.
D) Em 1964, o Município de Horizonte foi extinto e anexado ao Município de Pacajus.
E) Em 1963, a Lei Estadual criou o Município de Horizonte.
25. No ano em que celebrará o seu Jubileu de Prata, Horizonte desponta no cenário estadual como um dos municípios de maior crescimento econômico. Além dos incentivos de natureza fiscal, a atração de indústrias se dá por conta do forte investimento em infraestrutura e capacitação de mão-de-obra. Atualmente o seu parque industrial já conta com mais de 35 indústrias instaladas. Marque a alternativa em que todas as indústrias citadas estão instaladas em Horizonte.
A) Santana Têxtiles (jeans), Troller Veículos (automóveis) e Vicunha Têxtil (malhas).
B) Vulcabrás do Nordeste (calçados), Granja Haisa (avicultura) e AMBEV (cervejaria).
C) Big Gyn (refrigerantes), Schincariol (cervejaria) e Dulcinágua (água mineral).
D) Codipa (alimentação), Granja São José (avicultura) e Rigesa (embalagens).
E) Bebelu (alimentação), Flamingo (sucos) e Grupo Servis (segurança).
26. De acordo com dados técnicos publicados pelo Instituto de Pesquisas e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE, em Horizonte registra-se a ocorrência de solos com depósitos lagunares de diatomita, rocha sedimentar muito porosa e absorvente de larga utilização comercial. Marque a alternativa que corresponde ao principal depósito de diatomita em Horizonte.
A) Lagoinha.
B) Lagoa da Timbaúba.
C) Lagoa da Canavieira.
D) Lagoa da Onça.
E) Lagoa do Catolé.
27. De acordo com os dados do Perfil Básico Municipal de 2011, publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará – IPECE é INCORRETO afirmar a respeito do Município de Horizonte:
A) O Produto Interno Bruto Per Capita de Horizonte é superior ao do Estado do Ceará.
B) O Índice de Desenvolvimento Municipal de Horizonte – IDM garantiu ao Município a 5ª posição no ranking do IDM no Estado do Ceará no ano de 2008.
C) A população, residente em 2010, já ultrapassou a marca dos 55.000 habitantes.
D) Horizonte ocupa uma área territoral de 159,97 km2 , integra a Região Metropolitana de Fortaleza e está localizado na Microregião Administrativa de Pacajus.
E) A Taxa de Mortalidade Infantil/1.000 nascidos vivos de Horizonte, no ano de 2010, posicionou-se abaixo da taxa obtida pelo Estado do Ceará no mesmo ano.
28. A cultura, enquanto identidade e representação do povo horizontino, é rica de lendas, mitos e conversas de pé de ouvido que ficaram no imaginário de sua gente. De acordo com o Perfil Cultural do Município de Horizonte, editado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, é INCORRETO afirmar:
A) “Tenho medo dele cumos todo”, assim um antigo morador se referiu ao caboquinho: figura encantada em forma de criança, que caminha na mata nas localidades de Aningas, Serrote, Alagadicinho e Ipu, entre outras.
B) O Cajueiro da Malhada, segundo os populares, era um local de assombração. Esse cajueiro localizava-se na Avenida Baturité ao lado do atual Estádio Municipal – O Domingão. Foi arrancado por volta de 1964, mas o local até hoje é assim conhecido.
C) A origem do nome da localidade “Mal Cozinhado”, segundo relato de Jonas Domingos da Silva deveu-se ao aborrecimento de um cigano que não conhecia caranguejo e que impaciente com demora no seu cozimento, jogou fora e disse: “Fica-te aí, mal cozinhado”.
D) O Boi do Nego Cardoso, retratado em poema de Alexandre de Lima Silva, animava os festejos natalinos e as festas de reisado da cidade.
E) Os festejos do Santo Padroeiro de Horizonte ocorrem durante o mês de junho e são marcados por manifestações religiosas e animadas apresentações de grupos de quadrilhas juninas.
29. Em 1993, durante o governo de Ciro Gomes, com o objetivo de amenizar a crise de abastecimento de água para o consumo humano da grande Fortaleza, foi construído um canal artificial, o Canal do Trabalhador, que possibilitou a transferência das águas do Rio Jaguaribe, provenientes do Açude Orós, para a bacia hidrográfica composta pelos açudes Pacoti, Riachão e Gavião. O Canal do Trabalhador percorre parte do território do Município de Horizonte em área geográfica que faz parte do Distrito de:
A) Queimadas.
B) Dourado.
C) Aningas.
D) Sede.
E) Catolé.
30. “Horizonte! O esplendor do luar / Reflete tua força e beleza / E o ceará resplandece de luz / Orgulhoso de tua grandeza” é o refrão do Hino de Horizonte, cuja letra e música são de autoria de Miriam Carlos Moreira de Souza. Sobre a autora é correto afirmar:
A) Exerceu o cargo de Secretária Municipal de Cultura de Horizonte.
B) Fundou a Banda de Música de Horizonte.
C) Foi condecorada com a Medalha 6 de Março pelos relevantes serviços prestados à cidadania horizontina.
D) Exerceu o cargo professora da Rede Municipal de Ensino de Horizonte.
E) Exerceu o cargo de Secretária Municipal de Educação de Horizonte.
31. “Há muito tempo atrás, onde houve uma grande seca, Sr. Chico Moreira, ao cavar uma cacimba, se deparou com uma grande quantidade de ossos e ficou assustado,... a costela dava para fazer uma tábua de lavar roupas, e um dos ossos, que ele não sabia se era perna ou braço, parecia um pilão” – Perfil Cultural do Município de Horizonte, 2001, p.67.
Tal relato refere-se à descoberta de uma ossada de um animal pré-histórico na Lagoa do Ipu. Tal lagoa está situada em área limítrofe de Horizonte com o município de:
A) Aquiraz.
B) Pacajus.
C) Pindoretama.
D) Cascavel.
E) Guaiúba.
32. De acordo com os dados mais recentes publicados pelo IBGE Cidades, Anuário do Ceará e pelo próprio endereço eletrônico oficial da cidade disponível via internet, é INCORRETO afirmar sobre do Município de Horizonte:
A) O primeiro momento de emancipação política de Horizonte ocorreu no ano de 1963 conforme a Lei Estadual nº 6.973.
B) A Lei Estadual 11.300, de 06 de março de 1987, que criou o Município de Horizonte foi assinada pelo então Governador Adauto Bezerra.
C) A atual divisão territorial de Horizonte compreende os Distritos: Sede, Queimadas, Dourado e Aningas.
D) O nome Horizonte foi sugerido pela professora Raimunda Duarte Teixeira e tem significado referente a “lugar que a vista não alcança”, dando uma dimensão figurada à cidade.
E) Os setores de maior destaque na composição do PIB - Produto Interno Bruto de Horizonte, de acordo com os dados mais recentes, são: a indústria, seguida do setor de serviços e da agropecuária.
33. O Escritório da Agência das Nações Unidas – UNICEF para o Ceará e o Rio Grande do Norte, estabeleceu um processo de certificação denominada SELO UNICEF - MUNICÍPIO APROVADO com objetivo de estimular à organização e o trabalho comunitário nos 184 municípios cearenses, para que as gestões se tornassem mais inovadoras e participativas nas áreas de Direitos, Educação e Saúde para Crianças e Adolescentes. A primeira conquista do Selo Unicef-Município Aprovado, obtido por Horizonte, aconteceu no ano de:
A) 1989.
B) 1995.
C) 2000.
D) 2001.
E) 2002.
34. A Cultura está relacionada às mais variadas dimensões do ser humano: crenças, arte, hábitos, costumes, tecnologias, instituições. Em Horizonte, as variadas manifestações religiosas e templos existentes podem ser considerados como uma marca cultural relevante. Dados publicados no Guia Escolar, editado pela então Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Horizonte, relata a história de “Maria Joaquina, negra cativa, assassinada por seu dono de forma violenta, no século XIX, arrastada presa ao rabo de um burro, vindo a falecer na atual localidade de Quimanga em Horizonte”. No lugar de sua morte foi erguido um cruzeiro e por conta da morte violenta sofrida, deu-se origem à crença em milagres por parte dessa “santa popular”. A localidade conhecida como Quimanga está situada em:
A) Dourado.
B) Alto Alegre.
C) Catolé.
D) Planalto Horizonte.
E) Vila Nova.
35. De acordo com os dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, as terras, nas quais se edificou o povoado que deu origem ao Município de Horizonte, foram adquiridas do Sr. José Eufrásio de Oliveira. Os adquirentes destas terras foram:
A) José Machado de Almeida, Venâncio Raimundo de Sousa e Ana Nogueira Lopes.
B) Coriolano Holanda Cavalcante, Raimundo Nogueira Lopes e Horácio Domingos de Sousa.
C) Venâncio Raimundo de Sousa, Joaquim Nogueira Lopes e Francisco Domingos da Silva.
D) Honorato Silvestre, Rafael Santos e Joaquim Domingos Neto.
E) Manuel Luis da Silva, João Raimundo da Silva e Manuel Conrado Ribeiro.
36. Leia o texto e assinale a alternativa correta. “Horizonte cidade abençoada Tem dois climas: sertão e litoral Portão verde da nossa capital Milho, coco, caju, manga e feijão Hortaliça completa a plantação Para você que ainda não sabia As culturas da nossa região”. Autor: Zilmar do Horizonte. Livro História e Vida, 2006.
O cultivo de hortaliças como cheiro verde, alface e pimentão é um exemplo concreto e marcante do trabalho rural em um dos Distritos de Horizonte. Estamos nos referindo ao Distrito de:
A) Dourado.
B) Queimadas.
C) Catolé.
D) Sede.
E) Alto Alegre.
37. São datas comemorativas municipais decretadas legalmente pelo Poder Legislativo e sancionadas pelo Chefe Poder Executivo Municipal de Horizonte:
A) Dia da Bíblia Sagrada e Dia do Aniversário de Emancipação.
B) Dia do Aniversário de Emancipação e Dia do Plebiscito.
C) Dia do Aniversário de Emancipação e Dia do Hino Municipal.
D) Dia do Aniversário de Emancipação e Dia do SELO UNICEF.
E) Dia da Diversidade Sexual e Dia do Aniversário de Emancipação.
38. As comemorações de aniversário do Município de Horizonte, realizadas anualmente, incluem atividades político-administrativas, cívicas, culturais e festivas que atraem milhares de pessoas. Entre os eventos que já se tornaram tradição durante tais festividades pode-se citar:
A) Festa Popular na Praça do Mercado Público e Corrida Rústica 6 de Março.
B) Festa Popular na Praça do Mercado Público e Desfile Estudantil.
C) Festa Popular na Praça do Mercado Público e Moto Romaria entre Pacajus e Horizonte.
D) Festa Popular na Praça do Mercado Público e Torneio de Pesca no Açude de Queimadas.
E) Festa Popular na Praça do Mercado Público e Cavalgada dos Produtores Rurais.
39. Ao longo da antiga BR-116, que atravessa o centro da cidade de Horizonte, também conhecida como Avenida Presidente Castelo Branco, estão situados importantes prédios históricos, órgãos e agências prestadoras de serviços públicos da cidade. Marque a alternativa em que todos os locais citados estão localizados às margens da BR-116 no centro de Horizonte.
A) Igreja Matriz, Prefeitura Municipal e Agência dos Correios.
B) Delegacia de Polícia Civil, Prefeitura Municipal e Igreja Matriz.
C) Igreja Matriz, Prefeitura Municipal e Liceu Dolores Alcântara.
D) Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Igreja Matriz.
E) Cartório de Registro de Imóveis, Igreja Matriz e Prefeitura Municipal.
40. O desenvolvimento econômico, aliado ao crescimento populacional do Município de Horizonte, tem favorecido a implantação local de agências ou escritórios de órgãos prestadores de serviços públicos Estaduais e Federais. Marque a alternativa que contém os nomes desses órgãos públicos já instalados em Horizonte.
A) Departamento Estadual do Trânsito – DETRAN, Serviço Social da Indústria – SESI e Delegacia Regional do Trabalho – DRT.
B) Departamento Estadual do Trânsito – DETRAN, Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE e Delegacia Regional do Trabalho – DRT.
C) Departamento Estadual do Trânsito – DETRAN, Secretaria Estadual da Fazenda – SEFAZ e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho - IDT.
D) Departamento Estadual do Trânsito – DETRAN, Serviço Social do Comércio – SESC e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
E) Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE, Corpo de Bombeiros Militar e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – ARCE.
41. A denominação de Biblioteca Pública Municipal Waldemar Gonçalves de Sousa, que integra a estrutura do Centro Cultural de Horizonte, deve-se em grande parte ao reconhecimento pelo trabalho que o Dr. Waldemar, como era conhecido, desenvolveu em favor das crianças e adolescentes do município ao fundar e manter durante muitos anos o seguinte espaço educacional:
A) Creche Sítio Curumins, na comunidade de Jenipapeiro.
B) Educandário Joaquim Domingos Neto, na sede do Município.
C) Escolinha Cristo Redentor, no bairro do Zumbi.
D) Educandário Maria Paula, às margens da BR116 em Catolé.
E) Escolinha Isolada de Retiro, em Queimadas.
42. Horizonte tem se destacado no cenário desportivo cearense e até mesmo nacional, através da participação e conquistas no futebol de campo, no futsal, nas competições de artes marciais, nas corridas de rua e diversas outras modalidades. A moderna estrutura física existente composta de estádios e ginásios poliesportivos, o suporte material e financeiro, além do empenho dos atletas têm sido os fatores de maior destaque nessa área. Marque a alternativa que contém os nomes dos principais equipamentos desportivos de Horizonte.
A) Estádio Horácio Domingos de Sousa (Domingão), Estádio Francisco Clenilson dos Santos (Clenilsão) e o Ginásio Poliesportivo Joaquim Domingos Neto.
B) Ginásio Poliesportivo Joaquim Domingos Neto, o Estádio Horácio Domingos de Sousa(Domingão) e o Estádio Assis Benício (Benição).
C) Estádio Horácio Domingos de Sousa (Domingão), Estádio Manoel Pereira de Azevedo(Pereirão) e o Ginásio Poliesportivo Joaquim Domingos Neto.
D) Ginásio Poliesportivo Joaquim Domingos Neto, o Estádio Horácio Domingos de Sousa(Domingão) e Estádio José Morais de Azevedo (Moraisão).
E) Estádio Horácio Domingos de Sousa (Domingão), Estádio Paulo Machado de Almeidão(Machadão) e o Ginásio Poliesportivo Joaquim Domingos Neto.
43. De acordo com dados do Plano Municipal de Cultura de Horizonte 2011 – 2021, página 14, Horizonte já foi conhecido como Olho D’água do Venâncio por conta da região ser rica em fontes hídricas, sendo o olho d’água na fazenda do Venâncio o mais conhecido. A nascente do Riacho Catu é um desses olhos d’água, onde se localiza bem no centro da cidade e suas águas são drenadas logo no seu início pelo canal da Avenida:
A) Juvenal de Castro.
B) Euclides Ferreira Gomes.
C) Presidente Castelo Branco.
D) Horácio Inácio da Conceição.
E) Francisco Eudes Ximenes.
44. Entre as diversas manifestações culturais já mapeadas pelo Município de Horizonte, a dança assume papel de destaque: o folclórico, o balé clássico e o sapateado já ganharam o cenário regional, nacional e até mesmo internacional através de apresentações coordenadas por uma importante Academia de Artes local, denominada:
A) Academia de Artes Passos do Amanhã.
B) Academia de Artes Olho D’água.
C) Academia de Artes Vânia Dutra.
D) Academia de Artes Beija Flor.
E) Academia de Artes Madame Kohler.
45. A respeito do Município de Horizonte é INCORRETO afirmar:
A) Foi inicialmente emancipado em 1963 e, por conta da não instalação do município,
retornou a condição de Distrito de Pacajus em 1965.
B) Apresenta uma população residente concentrada na sua área urbana.
C) Elegeu o seu 1º Prefeito no ano de 1988.
D) Possui um importante Distrito Industrial localizado no Distrito de Dourado.
E) É constituído pelos Distritos de Queimadas, Aningas, Dourado e Sede.
46. Os primeiros habitantes das terras que hoje compreendem o Município de Horizonte, eram índios guerreiros que, em razão dos interesses portugueses, foram escravizados ou obrigados a viver em aldeamentos: inicialmente no Aldeamento Monte-mor-o-Velho e posteriormente no Aldeamento Monte-mor-o-Novo. O método dos aldeamentos era uma forma de descaracterizar o modo de vida dos índios nas tribos e transformá-los em cristãos pelos ensinamentos dos jesuítas e em mão-de-obra para os colonizadores. Fonte: Livro Horizonte - História e Vida. Fortaleza: Editora Edjovem, 2006, p. 74 -76.
O nome da nação indígena obrigada a viver nos aldeamentos citados no texto acima está corretamente listado na alternativa:
A) Tapebas.
B) Tremembé.
C) Jenipapo-kanindé.
D) Anacé.
E) Paiacu.
47. No tempo em que não existiam os laboratórios e as redes de farmácias, os remédios eram feitos na hora por um profissional conhecido como Boticário. Ainda nos dias de hoje é possível encontrar os boticários práticos, chamados também de fazedores de mezinhas, que são os famosos “lambedores” feitos de raízes, cascas de árvores, flores e frutas de plantas medicinais, ricas em nossa flora e muito comum em nossas feiras. A política de utilização de produtos feitos à base de plantas medicinais vem sendo adotada pelo Município de Horizonte desde o ano de 2005, quando foi instalado o Laboratório de Medicamentos Fitoterápicos. Os medicamentos produzidos são repassados à Central de Atendimento Farmacêutico do município para distribuição gratuita à população. Assinale a alternativa em que consta o nome do Laboratório de Fitoterápicos de Horizonte.
A) Boticário Antônio Rodrigues Ferreira.
B) Francisco José de Abreu Matos.
C) Rezador Aprígio do Pião Roxo.
D) Dona Sinhá das Garrafadas.
E) Venâncio Raimundo de Sousa.
Comentários