Pular para o conteúdo principal

Embargos sobre Decisão do STF Visam Bloquear novos Cursos de Medicina

O novo embargo sobre decisão do STF cria confusão e visa bloquear novos cursos de medicina

medicina campus sobral
Curso de medicina em Sobral no Ceará | Foto: Ribamar Neto
por Edgar Jacobs
Em agosto de 2024, uma associação que havia proposto uma ação constitucional para impedir a abertura de novos cursos de medicina interpôs embargos de declaração no âmbito da ADC 81-DF do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo explícito do recurso é buscar uma aliança com o Ministério da Educação (MEC) para desconsiderar a decisão já proferida pela Suprema Corte. O recurso dessa associação, porém, busca validar algo que já está fora de cogitação por parte do próprio STF.

A polêmica em questão diz respeito a portarias produzidas pelo MEC (Portaria 397/2023 e 421/2023) que ofereceram mudanças regulatórias para os cursos de medicina que estão sob júdice enquanto o julgamento do STF, que debatia sobre a legalidade do andamento desses processos, estava em curso. O MEC havia oferecido restrições ilegais aos cursos por meio da Portaria 397, mas que foram revogadas por meio da Portaria 421. Porém, no dia da publicação sobre as modificações da Portaria 421, o Ministério publicou um novo texto, por meio da Portaria 531/2023, que trouxe novos parâmetros. Agora, a associação busca a publicação da segunda cautelar do STF para tentar aplicá-la aos processos que discutem a abertura de novos cursos de medicina. O que, inclusive, já foi feito pelo STF em 13 de agosto de 2024. Mas com o novo recurso, ela busca também confundir a questão e validar uma norma já revogada pelo tribunal, o que não produziria qualquer efeito prático.

O recurso ainda tenta validar a Portaria nº 531/2023, que revogou e substituiu as normas previamente analisadas pelo STF. A ideia subjacente é que, por ter o STF realizado uma análise cautelar sobre uma portaria anterior, essa análise preliminar deveria se estender automaticamente a todas as normas subsequentes sobre o mesmo tema. Contudo, essa linha de raciocínio ignora o fato de que a análise cautelar é, por natureza, superficial e destinada a uma decisão rápida e temporária. O uso dessa decisão como se fosse um juízo definitivo de valor sobre todas as normas subsequentes é um claro exemplo de interpretação equivocada. Para isso, a associação também tira de contexto até mesmo uma fala do ministro Alexandre de Moraes, que não confere validação a nenhuma portaria anterior e nem mesmo à Portaria 531. Na realidade, a nem isso nem poderia ser feito, pois medida judicial ratificada pelo plenário foi decidida quando a Corte ainda não tinha conhecimento das regras novas e nem mesmo, é claro, da revogação da norma objeto da cautelar.

A segunda medida cautelar na ADC 81-DF, do STF, que teve seu acórdão recentemente publicado, é uma decisão complexa e bem fundamentada. Nela, o STF reconheceu as competências do MEC, mas fez questão de sublinhar a necessidade de uma análise "caso a caso", com respeito ao contraditório, ao princípio da duração razoável do processo e ao devido processo legal administrativo. O problema já foi apontado acima: na mesma data em que este texto foi publicado, o MEC publicou a Portaria 531, que nada dizia sobre efeito contraditório e claramente buscava uma padronização no lugar da análise “caso a caso”.

Um aspecto particularmente relevante é a controvérsia em torno da "necessidade social" para a abertura de novos cursos de medicina. O STF proibiu a vinculação das cidades pré-selecionadas em editais de chamamento público à análise das cidades com necessidade social para receber esses cursos, visto que, à época da propositura dos processos judiciais, não havia cidades pré-selecionadas. Essa correlação foi considerada um vício na já revogada Portaria 397. No entanto, a nova Portaria 531 deixou uma brecha para uso dessa referência, e o MEC, em vez de sanar o problema, regulamentou a seleção prévia através de uma Nota Técnica, possivelmente para tentar evitar que a portaria fosse questionada novamente.


 

alunos medicina sobral
Alunos de medicina em Sobral | Foto: Ribamar Neto

Essa situação demonstra claramente o estado de incerteza regulatória que se instalou: o MEC utiliza uma norma vaga para ocultar critérios que o STF já rejeitou.

Em outros pontos, a Portaria 531/2023 impõe exigências de contrapartida maiores do que as previstas no Programa Mais Médicos e limita o número de vagas, estabelecendo máximos e mínimos que nunca foram previstos na legislação educacional anterior. Esses detalhes indicam que a norma não foi elaborada com a intenção de seguir fielmente a decisão do STF, mas sim para introduzir restrições adicionais à abertura de novos cursos de medicina.

Além disso, a decisão do STF afirma que cabe à sociedade civil “pleitear o lançamento de editais para a instalação de novos cursos em determinas localidades” e que cabe à Administração Pública “responder a esses pleitos de forma fundamentada, com publicidade e em prazo razoável”. Esse é o trecho de alcance mais amplo e de maior interesse para a sociedade geral, mas ele não é regulado a Portaria 531, o que evidencia que a norma foi construída apenas com o intuito de restringir a autorização dos cursos cujos processos administrativos estão em andamento.

Eis aí a prova cabal que a “regulamentação” que a recorrente defende é, na realidade, um conjunto de restrições para a abertura de novos cursos de medicina. E essa constatação não implica em uma defesa de uma liberdade incondicionada, mas de uma regulação justa e efetiva de toda a decisão judicial, a qual provavelmente também é anseio dos membros da associação que entrou com os pedidos de embargos.

O que o STF de fato decidiu, ao garantir o seguimento de alguns processos administrativos, é que fossem aplicadas e adaptadas algumas regras do Programa Mais Médicos de forma ampliada, inclusive, para novas localidades. Antigas portarias do MEC já foram revogadas e o STF não validou qualquer portaria retroativa ou nova.

Os recentes embargos apresentados na ADC 81-DF representam uma tentativa deliberada de reinterpretação das normas e da decisão do STF, com o objetivo de criar obstáculos adicionais à abertura de novos cursos de medicina. O que se vê não é uma indicação de omissão, contradição ou obscuridade, tema pertinente a embargos de declaração. O que se percebe é esforço de usar a decisão da Suprema Corte como pretexto para uma regulamentação que, na prática, impede o cumprimento integral da decisão judicial e negligencia trechos dela, até, podendo até bloquear o desenvolvimento da educação médica no país.
Edgar Jacobs é advogado especializado em direito educacional

Comentários

VEJA TAMBÉM

Novena e Festa de Nossa Senhora do Rosário em Russas no Ceará

O tema dos festejos deste ano é Como Maria, ser mais com os demais Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário em Russas no Ceará | Foto: Gladson Caldas A Novena e Festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira do município de Russas, acontece de 20 a 29 de setembro deste ano e tem como tema: Como Maria, ser mais com os demais. Segundo o padre Pedro Pereira, a Festa de Nossa Senhora do Rosário é um momento único na cidade e na paróquia e "ocupa um lugar especial em nossos corações.", escreveu o Padre.   Ainda segundo o padre, neste ano, a motivação da festa é perceber a beleza do testemunho de Maria, que compreendeu a vida como "dom de Deus" e não impôs obstáculos ao chamado do Pai para que possa fazer parte do grande projeto da salvação. O sacerdote afirma que é essencial guardar no peito a certeza de que todos nós somos pessoas chamadas por Jesus Cristo a colaborar no anúncio e construção de seu reino.    O padre afirmou ainda que este é o grande desejo da festa da p

Acidente com Ambulância em Cascavel no Ceará

O acidente ocorreu nesta terça-feira (10) na CE-040 no município de Cascavel Acidente com ambulância que transportava pacientes do município de Beberibe na CE-040 em Cascavel no Ceará | Foto: Danizio Nogueira/arquivo pessoal Uma ambulância do município de Beberibe, pegou fogo na CE-040, no município de Cascavel, nesta terça-feira (10). Os motoristas que trafegavam pelo local disseram que o veículo saiu da pista e bateu contra um poste, derrubando os fios da rede elétrica e em seguida pegou fogo, juntamente com a vegetação seca do local.   O acidente ocorreu na tarde desta terça-feira, 10 de setembro, na CE-040, na altura do quilômetro 51 da rodovia, próximo ao retorno da entrada do município de Cascavel no Ceará. Segundo informações, uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que passava pelo local, prestou os primeiros socorros as vítimas do acidente com a ambulância do município de Beberibe na CE-040 na altura do município de Cascavel.   Imagens feitas por motoristas que passa

Bancários do Banco do Brasil em Greve no Ceará

A agência do Banco do Brasil (BBAS3) de Pindoretama, município na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), amanhece com cartazes com inscrição "ESTAMOS EM GREVE" nesta segunda-feira (16)   Bancários do Banco do Brasil (BBAS3) entram em greve no Ceará a partir de hoje (16) Os Bancários do Banco do Brasil (BBAS3) entraram em greve, na Região Metropolitana de Fortaleza, nesta segunda-feira (16). O sindicato dos bancários informou que a greve é por tempo indeterminado. Ainda segundo o sindicato, a categoria deliberou por paralisar suas atividades em assembleia realizada na última quinta-feira, dia 12 de setembro. Com adesão de mais de 50% da categoria dos bancários, a greve deve atingir todo o Estado do Ceará.   José Eduardo Rodrigues Marinho, presidente do Sindicato dos trabalhadores em empresas do ramo financeiro no Estado do Ceará (SINTRAFI-CE), informou através de nota, aos usuários dos serviços bancários e a população em geral, que os empregados pertencentes à categoria banc

Sescomp 2023

A SESCOMP é o maior evento de tecnologia que acontece no Campus da UFC em Russas no Vale do Jaguaribe Sescomp UFC Russa se consolida como o maior evento de tecnologia do Vale do Jaguaribe — Foto: Camila Fernanda. Por Camila Fernanda    SESCOMP A Semana de Engenharia de Software e Ciência da Computação - Sescomp - é um evento realizado anualmente pelos alunos e professores dos Cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação da UFC - Campus Russas. O evento contará com palestras, minicursos, exposições e atividades interativas. A SESCOMP tem o intuito de promover e incentivar a troca de experiências entre alunos, professores, profissionais e a comunidade do Vale do Jaguaribe. Chat GPT Trataremos temáticas acerca do Chat GPT, diversidade na área de tecnologia, segurança da internet, empreendedorismo, inovação, inteligência artificial e entre outros.   Stand up Também teremos atividades culturais, gincanas, desafios e momentos de descontração, como stand up e apresentações musicai

Pablo Marçal: Influencer Político

O meteoro Marçal, de Influencer Digital e Coach a preterido nas pesquisas para prefeito da maior cidade do Brasil e uma das maiores do mundo Pablo Marçal | Foto: reprodução Por Victor Missiato —  A candidatura de Pablo Marçal por São Paulo (SP) está abalando as estruturas da enraizada disputa entre centro-direita e centro-esquerda, que domina o cenário eleitoral da cidade desde a redemocratização. Funcionais como um pêndulo, as eleições paulistanas eram divididas entre o malufismo e o petismo até meados dos anos 1990 e, posteriormente, configurava-se através de grupos tucanos versus petistas. Nada mais representativo nesse aspecto do que a última sequência envolvendo Fernando Haddad, Dória, Bruno Covas e Ricardo Nunes.   No início da atual disputa eleitoral, essa tendência sofreu algumas metamorfoses, quando o PSDB optou por José Luiz Datena, que, desta vez, efetivou sua candidatura, renovando o perfil midiático do ex-candidato Celso Russomano em eleições anteriores. Engajada e eleita

Concurso UFC abre vaga para Professor efetivo em Russas

A UFC abriu um novo concurso para Professor efetivo, neste início de 2024, para os Campi em Russas, Crateús, Fortaleza, Itapajé, Quixadá e Sobral com salários de até R$ 10,4 mil   Concurso UFC 2024 | Foto: Ribamar Neto   Concurso UFC 2024 A Universidade Federal do Ceará (UFC) publicou, neste início de 2024, edital para novo concurso público de provas e títulos para preencher 39 vagas para os cargos efetivos de Professor Adjunto, Assistente e Auxiliar.   As 39 vagas do novo concurso da UFC em 2024 estão divididas entre os campi de Russas, no Vale do Jaguaribe, Crateús, Itapajé, Sobral, Quixadá e na capital Fortaleza.   Para participar do concurso da UFC os candidatos devem ter graduação, mestrado e doutorado na área de atuação e os salários oferecidos para os cargos do certame chegam até R$10,4 mil.   As inscrições serão feitas, exclusivamente, mediante o e-mail da unidade/subunidade interessada, para o qual deverão ser encaminhados todos os documentos referentes à inscrição, de 29 de j

Pindoretama completa 37 anos

O município de Pindoretama, na região metropolitana de Fortaleza, completou 37 anos de emancipação Desfile cívico de 7 de setembro e comemorações de 37 anos de emancipação do município de Pindoretama no Ceará | Foto: José Nogueira Considerado a Capital da rapadura e da cana-de-açúcar, o município de Pindoretama, na região metropolitana de Fortaleza, completou 37 anos de emancipação política e administrativa nesse último sábado, dia 7 de setembro. A prefeitura do município realizou um desfile cívico em comemoração a data e ao dia 7 de setembro, dia da independência do Brasil.   Todas as escolas municipais e principais projetos nas áreas do esporte, cultura e arte, saúde e bem estar, dança e educação desfilaram em reconhecimento e homenagem aos 37 anos de emancipação do município, localizado no leste cearense. O ato contou ainda com as bandas marciais de escolas do município circunvizinho de Aquiraz, além da banda de música da Marinha do Brasil.   Mais de um mil participantes, prestigiar

Conhecendo a Bíblia Sagrada

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105)   INTRODUÇÃO Você já deve ter em suas mãos a Bíblia Sagrada. Não é um escrito qualquer, pois é o livro dos livros. É diferente porque só nele você encontra tudo o que Deus fez para dar a salvação e a vida eterna às pessoas. Através dele, você sabe qual é a vontade de Jesus para a sua vida agora que tomou a decisão de não somente tê-lo como Salvador, mas também como seu Senhor. Por isso, a Bíblia é chamada de a Palavra de Deus. I. A BÍBLIA EM SUAS MÃOS Dê uma olhada rápida neste livro que está em suas mãos. Provavelmente veio à sua mente a pergunta: o que é a Bíblia? Para você descobrir a resposta, primeiro, tem de entender que este vocábulo quer dizer ‘livros’. Isto é, vários livros juntos em um só. Há uma página em sua Bíblia, logo nas primeiras folhas, onde estão escritos os nomes de todos os livros que a formam. Procurea e dê uma lida neles. Não se preocupe, se alguns deles forem estranhos e

Vale anuncia novo Presidente

A maior companhia do índice IBOVESPA estava em processo de sucessão do seu presidente há meses Gustavo Pimenta | Foto: reprodução A Companhia Siderúrgica Vale do Rio Doce (VALE3) anunciou a escolha do seu novo presidente, no Rio de Janeiro, nessa segunda-feira (26). A empresa informou, através de fato relevante ao mercado, Gustavo Pimenta como seu próximo presidente.   No fato relevante, publicado pela Vale, nesta segunda-feira ao mercado, o atual presidente da companhia, Eduardo Bartolomeo falou do otimismo em relação a escolha de Gustavo Pimenta como líder da Vale e ressaltou a competência e o compromisso do executivo com, o que classificou de, a "Vale do futuro".   A publicação destacou ainda, a experiência do próximo presidente da companhia nas áreas financeira, energia e de mineração. Gustavo Pimenta, desde 2021, atua na empresa Vale do Rio Doce como vice-presidente executivo de finanças e relações com investidores.        

Influenciador digital

Projeto de Lei que propõe regular a profissão do influenciador digital é aprovado em Fortaleza Thyane Dantas, influencer e mulher do cantor Wesley Safadão — Foto: Reprodução . Da Redação em 03/04/2023 14h45 Um Projeto de Lei que propõe regular a profissão do influenciador digital foi aprovado, na última terça-feira, 28, na Câmara Municipal de Fortaleza. A lei, de autoria da vereadora Tia Francisca (PL), visa primeiramente reconhecer a ocupação como profissão.   A regulamentação também traz uma série de obrigações e vedações como a proibição do influenciador de divulgar conteúdo que vise a perseguição ou discriminação. Contudo, a lei não prevê de forma concreta, quem irá definir como preconceituosa ou ato de perseguição o conteúdo postado pelo influenciador. Projeto de Lei do influenciador digital Conheça o Projeto de Lei do influenciador digital apresentado na câmara municipal de Fortaleza. Projeto de Lei 569/2022 As atribuições do influenciador digital I – gestão de redes sociais;