A próxima sexta-feira, dia 15 de novembro, é feriado nacional
15 de novembro é feriado nacional | Foto: José Nogueira |
Segundo os historiadores e autores Daniela Souza, eduard Henry Lui e Rafaela Lunard, em 15 de novembro de 1889, uma grande comitiva formada por membros da alta cúpula do Exército Brasileiro e pelo político Quintino Bocaiúva, chefe nacional do Partido Republicano, dirigiu-se para o quartel-general do Exército Brasileiro, juntamente de uma tropa de 600 militares.
Diante das tropas consideradas rebeldes, reunidas no Campo de Santana, em frente ao quartel-general, na cidade do Rio de Janeiro, o marechal Floriano Peixoto, então comandante do quartel à época, não apresentou resistência, admitindo a entrada do marechal Deodoro da Fonseca.
Ainda segundo os historiadores, no quartel-general também estava o presidente do conselho de ministros, o Visconde de Ouro Preto. Na ocasião, o marechal Deodoro da Fonseca, em nome dos militares, declarou deposto o ministério, mas não proclamou a república. Em seguida, houve um grande desfile das tropas do Exército pelo Campo de Santana. Em 1893, Benedito Calixto, representou em uma pintura a proclamação da república.
proclamação da república
Dias anteriores, em 11 de novembro, acontecera a primeira e única reunião dos conspiradores, justamente na casa do marechal Deodoro da Fonseca. Rumores de que o imperador fortaleceria a Guarda Nacional e a polícia, colocando o Exército Brasileiro novamente em segundo plano na defesa das fronteiras do território do Brasil contribuíram para que os ânimos se exaltassem entre os oficiais e soldados. Entre as guarnições, também circulavam as suspeitas de perseguição e de que tropas da Guarda Nacional atacariam os quartéis.
Comentários