O cearense Elivando Rodrigues, natural de Jaguaribe, é o único do Estado a tirar nota 1000 na redação do ENEM
Único cearense a tirar nota 1000 na redação do ENEM — Foto: Site baixojaguaribe.com.br |
Natural de Jaguaribe no Ceará, Elivando Rodrigues é professor e fez história ao se tornar o único cearense a alcançar a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2024. A conquista destaca o jaguaribano entre os 4,32 milhões de candidatos inscritos no ENEM de 2024 por todo o Brasil, e em um ano em que apenas 12 (doze) candidatos obtiveram a pontuação máxima, que é de 1000 pontos, na redação.
Elivando, que mora na cidade de Jaguaribe, distante 308 km da capital, estudou em escola pública e atualmente leciona em cursinho preparatório para o ENEM e concursos. Ele atribui seu sucesso ao seu trabalho, pois, segundo ele, quando ainda era estudante, "morria de preguiça de escrever redação".
Ainda segundo Elivando, o texto que escreveu, para ele é como se ele estivesse conversando com os seus alunos numa monitoria, por exemplo, discutindo exatamente o tema, no lugar de estar escrevendo um texto. O professor afirmou essa ser a principal razão do seu contentamento, em comparação a 5 anos atrás, quando ainda estava saindo da escola.
"Estou muito feliz por essa nota. para ser sincero, acho que no ensino médio eu não teria ficado tão satisfeito quanto fiquei com esse resultado exatamente hoje, já graduado. hoje ele tem um significado bem maior porque representa algo mais profundo pra mim, é resultado do meu trabalho, então tem mais brilho do que quando eu morria de preguiça de escrever redação.", disse Elivando.
único cearense a tirar nota 1000 na redação do ENEM
A conquista de Elivando tem gerado grande repercussão no Estado, por ser o único cearense a tirar a nota máxima no ENEM.
"Agora é um professor, que vê propósito nela, não é só uma nota máxima por nota máxima", afirmou o professor Elivando.
A nota 1000 na redação do ENEM foi alcançada por apenas 12 candidatos, o que faz de Elivando Rodrigues, um verdadeiro destaque no cenário nacional em redação.
"Fico muito alegre porque essa nota não veio só, está rodeada de outros textos e, principalmente, de outros autores", finalizou.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi aplicado nos dias 3 e 10 de novembro de 2024, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Comentários