A Patrulha Maria da Penha foi lançada pelo 1° Batalhão da Polícia Militar (1° BPM) no município de Russas
![]() |
Sargento Régis do 1° Batalhão da Polícia Militar (1° BPM) na palestra de lançamento da Patrulha Maria da Penha no Campus da UFC em Russas | Foto: Isabelle Xavier |
Na tarde de ontem (20), o Campus da UFC em Russas foi palco de diversas palestras sobre o combate e enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher. O evento, que reuniu acadêmicos, professores e representantes da sociedade civil, teve como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da luta contra o abuso, a violência doméstica e outras agressões sofridas pelas mulheres.
Durante as palestras, foram discutidos temas como direitos das mulheres, políticas públicas de proteção e a atuação das instituições de segurança no enfrentamento dessa problemática. O evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará e da Polícia Militar, além da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Débora Gurgel, que detalharam as novas estratégias para proteger as vítimas e combater a violência de gênero na região.
Lançamento da Patrulha Maria da Penha
Uma das principais novidades do evento foi o lançamento da Patrulha Maria da Penha, uma ação que visa ampliar a proteção das mulheres em situação de risco. A Patrulha contará com equipes da Polícia Militar especificamente treinadas para monitorar e garantir a segurança de mulheres que sofreram violência doméstica e possuem medida protetiva em vigor.
![]() |
Viatura da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Ceará (PMCe) | Foto: Reginaldo Santiago |
A secretária adjunta da segurança do trabalho e assistência social (SETAS) e coordenadora da proteção social especial (PSE), Kamila Cordeiro, destacou a importância dessa ação para a cidade, afirmando que a Segurança da Mulher é uma prioridade da administração municipal. "Com a implementação da Patrulha Maria da Penha, vamos proporcionar mais segurança e apoio às mulheres que precisam de proteção. Esta ação é um passo importante na construção de uma cidade mais segura e justa para todas as pessoas", afirmou.
Grupo de Segurança Escolar da Polícia Militar
Além da Patrulha Maria da Penha, foi lançado também o Grupo de Segurança Escolar (GSE) da Polícia Militar, com o objetivo de aumentar a segurança nas escolas de Russas. O grupo será responsável por prevenir e combater episódios de violência nas instituições de ensino, garantindo que estudantes e professores tenham um ambiente seguro para trabalhar e aprender.
Palestras alusivas ao combate e enfrentamento às mais diversas formas de violência contra a mulher
As palestras e os lançamentos realizados em Russas, através da Polícia Militar, a prefeitura de Russas, o CMDM e a Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas, refletem o compromisso das autoridades e do poder público em combater a violência contra as mulheres e em fortalecer a segurança pública. A sociedade russana agora conta com novas estratégias para enfrentar essa grave questão e promover um ambiente mais seguro e igualitário para todos.
Em seu momento de fala, o relações publicas do 1° BPM, Sargento Régis, destacou a forma humanizada da Patrulha Maria da Penha em Russas e reforçou a importância deste tipo de policiamento para a região além de reforçar a parceria com a prefeitura no enfrentamento e prevenção a violência contra a mulher.
O PM destacou ainda, que a Patrulha Maria da Penha em Russas, juntamente com o 1° Batalhão da Polícia Militar no município, dispõe de um canal exclusivo, via aplicativo de mensagens, WhatsApp, para denuncias pelo número 88 34118554. O sargento relatou a necessidade de criar um canal exclusivo, devido o péssimo serviço oferecido pelas operadoras de telefonia. "As ligações para o 190 caia em Fortaleza ou em Quixadá.", afirmou.
Comentários