A COGERH informou também que o Ceará já está recebendo água da transposição do Rio São Francisco pelo ramal do Atalho com vazão de 600 litros por segundo
25 açudes sangrando no Ceará nesta quarta-feira (12) | Foto: José Nogueira
O volume de chuvas deste mês de março no Estado do Ceará, superou o volume de chuvas do mesmo mês dos últimos 5 (cinco) anos, afirmou a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH) nesta quarta-feira (12).
Em entrevista a uma rede de rádios nesta quarta-feira, o diretor de operações da COGERH afirmou que apenas nestes primeiros dias de março, o volume de chuvas já é maior que o volume do mesmo período dos últimos 5 (cinco) anos.
Ainda segundo o diretor de operações do órgão, até ontem (11) eram 24 açudes sangrando no Ceará, e nesta quarta-feira (12) o açude Gavião começou entrar a sangria, totalizando 25 açudes sangrando no Ceará. O diretor afirmou ainda, que no Ceará, além desse 25 açudes sangrando, existem mais 13 (treze) açudes prestes a sangrar.
25 açudes sangrando no Ceará
De acordo com Tércio Tavares, o volume de água desses reservatórios é superior ao volume de água dos últimos 5 (cinco) anos, com destaque para a região metropolitana, onde está localizado a maioria dos açudes sangrando no Ceará.
O diretor informou também, que o principal açude do Ceará, o açude Castanhão está com quase 28% de sua capacidade, o que, segundo o diretor da COGERH, ainda é considerado um volume baixo, mas superior ao mesmo período de 2024, onde o açude estava apenas com 25% da sua capacidade total.
Comentários