A afirmação é do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) professor Custódio Almeida em entrevista nessa quarta (2)
![]() |
Campus da UFC em Russas no Vale do Jaguaribe | Foto: Ribamar Neto |
As informações foram repassadas pelo reitor da universidade, professor Custódio Almeida, na capital Fortaleza, nessa quarta-feira (02), em entrevista concedida a imprensa.
Ao Jornal, o reitor da UFC, disse que a abertura de novos cursos e a construção de novas unidades acadêmicas serão realizadas com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento da Educação (PAC Educação) lançado pelo presidente Lula (PT).
Para Fortaleza, os novos cursos são de Turismo Ecológico, Meteorologia e Arqueologia. Em Cratéus, será o curso superior de Terapia Ocupacional (TO).
O gestor em entrevista, também garantiu que a graduação em Medicina será ofertada, a partir de 2027, no campus da UFC em Russas na região Jaguaribana.
Concurso UFC 2025
Segundo informações, a UFC também se prepara para abrir novo concurso público com vagas para professores e técnicos administrativos, visando atender à criação de novos cursos de graduação a partir de 2026.
Ainda segundo o reitor Custódio Almeida, a UFC aguarda apenas a liberação das vagas por parte do Ministério da Educação (MEC) para iniciar o processo.
De acordo com o gestor, existe a expectativa de que o aval ocorra até o meio de 2025, permitindo a publicação do edital ainda este ano.
São esperados para o curso de Medicina em Russas até 80 professores, caso a entrada seja definida a cada semestre.
Também são esperados cerca de 30 professores para o curso de odontologia em Crateús e por volta de 15 técnicos administrativos em educação (TAEs).
Além de 16 vagas para professores e 10 vagas para TAEs destinadas ao curso de Inteligência Artificial no Campus de Quixadá.
Comentários