A cidade de Russas
A princesa do Vale agora é cidade universitária
História
Russas é um município brasileiro localizado no estado do Ceará, na região do Baixo Jaguaribe. Situa-se a 167 KM da capital Fortaleza, tendo como principais acessos a BR 116, a estrada da Serra do Félix até a CE-040 e a estrada da Jaguaruana até Aracati depois pegando a CE-040.
A cidade constitui um dos mais importantes centros populacionais e econômico do Vale do Jaguaribe. É conhecida como a "capital do Valo do Jaguaribe", "Terra de Dom Lino".
É uma das únicas cidades do sertão brasileiro que se originou de fortificação militar e localiza-se dentro do então território dos índios Potiguara, Paiacu, Tapairiu, Panati, Ico e Ariu.
A região começou a ser colonizada por portugueses e seus descendentes oriundos da Bahia e Pernanbuco em meados de 1690.
Desde o século XVIII a população da ribeira do Jaguaribe aspirava por autonomia política.
A 15 de junho de 1801, o governador da capitania do Ceará, Bernardo Manuel de Vasconcelos, ordenou ao ouvidor Manuel Leocádio Rademaker que transformasse em vila a povoação de Sítio Igreja das Russas, que ficou conhecida como São Bernardo das Russas.
A vila foi instalada em 6 de agosto daquele ano. A cidade teve, contudo, a primeira oportunidade de ser elevada à vila em 1766, durante o governo do ministro português Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal.
![]() |
Passaporte Português dos primeiros moradores |
Comentários